Como melhorar o funcionamento do seu metabolismo

Conheça os alimento ligados ao metabolismo positivo e ao negativo

Foto: (C) Can Stock Photo

Desde quando se inicia a forma√ß√£o do embri√£o na barriga da m√£e, um conjunto de transforma√ß√Ķes com objetivo de construir os tecidos √© uma prioridade do organismo. Esse processo tem continua√ß√£o durante toda a vida do indiv√≠duo(a), onde os substratos para essas rea√ß√Ķes bioqu√≠micas s√£o adquiridos atrav√©s da alimenta√ß√£o. Os mais conhecidos s√£o os macronutrientes: prote√≠nas, gorduras e carboidratos. Existem tamb√©m as vitaminas e minerais, muito pouco lembrados no dia-dia da maioria das pessoas.


Todos os dias assim como o sol nasce, nosso corpo se transforma, est√° sempre em movimento. O resultado √© basicamente renovar a vida celular, a qual tem uma longevidade curta, necessitando se regenerar. Toda massa muscular √© refeita pelo metabolismo em 10 dias, nossos √≥rg√£os tamb√©m s√£o regenerados em um per√≠odo quase que mensal. Isso n√£o significa que se possa utilizar deste movimento de renova√ß√£o celular para agredir o corpo com um estilo de vida n√£o saud√°vel, n√£o funciona assim. Quando h√° dificuldades metab√≥licas, existem uma s√©ries de preju√≠zos na forma√ß√£o de tecidos: lentid√£o e poss√≠veis muta√ß√Ķes.


Uma excelente forma de melhorar o seu metabolismo, mas especificamente, o anabolismo, √© praticando atividade f√≠sica. Anabolizar √© sin√īnimo de construir! Um bom exemplo s√£o os praticantes de muscula√ß√£o que conseguem aumentar a densidade da massa muscular com exerc√≠cios utilizando carga. Durante o treino h√° uma acelera√ß√£o no catabolismo, que significa basicamente destruir o tecido. Mas n√£o pense que o corpo vai deixar isso acontecer, ao perceber essa utiliza√ß√£o do m√ļsculo e queima de energia, ele muito inteligente, utiliza os nutrientes presente nos alimentos para realizar os processos de anabolismo, assim ocorre uma transforma√ß√£o positiva, com uma reposi√ß√£o tecidual formada de acordo com os substratos oferecidos na alimenta√ß√£o. Por isso √© muito importante ter alimentos na dieta coerente com as necessidades energ√©ticas de cada tipo de treino e metabolismo.


N√£o se pode esquecer da √°gua, que compreende 70% do corpo humano e est√° presente em todas as rea√ß√Ķes metab√≥licas do organismo. Hidrate-se!


3 Alimentos ligados ao metabolismo positivo:

- Ma√ß√£. (Papel fundamental na prote√ß√£o do est√īmago.)

- Mamão. (Trás uma série de benefícios para o intestino, que quando funcionando bem, garante um ciclo do alimento correto em absorção e digestão.)

- Gengibre. (Aumenta a velocidade das rea√ß√Ķes e tem poder antiinflamat√≥rio.)


OBS: As maçãs devem ser muito bem lavadas, devido ao seu consumo ser com casca, hoje em dia, com a quantidade de agrotóxicos utilizada em sua produção, temos que ter cuidado dobrado.


3 Alimentos ligados ao metabolismo negativo:

- Pão. (Os que possuem farinha de trigo refinada podem causar aumento de gordura corporal e resistência à insulina, diminuindo a absorção de energia promovida pela ingestão alimentar.)

- Refrigerantes. (Mesma explica√ß√£o dos p√£es. Quanto mais a√ß√ļcar refinado, mais o corpo cria reservas no tecido, dificultando o metabolismo da alimenta√ß√£o. N√£o deixei de citar ele por conta de ser um dos produtos mais consumido do mundo.)

- Alimentos congelados. (Vejo um crescimento deste tipo de estratégia para facilitar a correria do dia-dia, mas infelizmente é um método que reduz em até 20% os nutrientes presentes no alimento. Muitas vezes isso é agravado quando o descongelamento é feito via microondas, que reduz ainda mais o valor biológico presente neste tipo de alimentação congelada. Sem falar que há radiação emitida pelo aparelho, recheando a comida com toxinas.)


Mais para frente vou comentar sobre o balanço nitrogenado, aprofundando mais um pouco sobre o metabolismo. :)


JAYME ASSUNÇÃO

NUTRICIONISTA

CRN 11090/P

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