Valorização ou desvalorização do Vice

Ser vice em muitos casos não tem importância nenhuma, ninguém quer ver seu time vice-campeão de qualquer competição. Por outro lado, o vice pode ocupar um cargo de destaque como secretário ou ministro.

Nunca na história do Brasil o vice foi tão valorizado, procura-se como uma agulha no palheiro, como prata e ouro, paga-se alto no tabuleiro político.

Em todo o país, os candidatos enfrentaram essa dificuldade desde os presidenciáveis até os candidatos ao governo dos estados, uma maratona para conseguir encontrar um vice. Dessa vez, eles não esperam o término do jogo aos noventa minutos, foram para a prorrogação e no final tiveram que disputar nos pênaltis.

Não sei se o cargo de vice está valorizado ou desvalorizado até porque muitos foram chamados e preferiram não jogar esse jogo, acredito que o efeito Michel Temer, que assumiu o cargo após o impeachment de Dilma Rousseff tenha influenciado nesse quesito.

Ser vice em muitos casos não tem importância nenhuma, ninguém quer ver seu time vice-campeão de qualquer competição, serve até de gozação como os torcedores do Bahia fazem com o Vitória.

Ao longo da minha trajetória como radialista e "jornalista", já vi muitos vices serem humilhados, alguns tiveram seu salário cortado e entraram na justiça para receber a remuneração, outros foram colocados em um sala apertada sem nenhuma condição de trabalho. Já vi também o vice mandar matar o titular para assumir o cargo e já vi também o titular mandar matar o vice, já vi os dois romperem a parceria e disputarem o mesmo espaço na próxima sucessão ou apoiar um grupo totalmente diferente. A escolha do vice é mesmo emblemática.

Vamos ver no decorrer do jogo ou do mandato dos eleitos qual será o verdadeiro papel do vice, se vai ocupar um cargo de destaque como secretário, ministro, se vai simplesmente representar em solenidade ou se irá conspirar contra o titular. Se fizeram a escolha certa o tempo dirá, quem viver verá se eles estão valorizados ou desvalorizados.

Por: Luiz Santos

Compartilhe

Comentários