Neste sábado, 22, no Centro Cultural Sesc Feira de Santana a Micareta de Feira será o tema da exposição dos artistas baianos Kbça, Ludimila Lima, Raiana Britto e Ana Reis. Com o tema Ritmos Visuais – Uma jornada pela história da Micareme, conta a história de 88 anos da Micareta de Feira de Santana a partir das obras destes quatro artistas baianos.
Conhecida como Carnaval fora de época, a micareta encontra sua origem na França e sua primeira edição teria ocorrido ainda no século XV, em meio à Quaresma. O lançamento começa com uma vernissage aberta ao público, e às 18h30, terá um bate-papo com os profissionais envolvidos no projeto.
Todas as obras são inéditas e foram criadas a partir da pesquisa do radialista, professor e pesquisador da festa, Edilson Veloso. A mostra tem curadoria da artista visual Nila Carneiro, que assina também a identidade visual do projeto, e entre os expositores estão os artistas.
“No lançamento teremos uma visitação mediada com o show do músico Djalma Ferreira. Para a inauguração os ingressos custam R$ 2,00 e R$1,00”, informou o radialista e professor, Edilson Veloso.
Em entrevista ao Programa Bom Dia Feira na manhã desta quinta-feira (20), Edilson Veloso destacou que o objetivo desta exposição, é fazer uma viagem pela história da Micareta de Feira. Além disso, o radialista fez uma contextualização da festa no mundo até chegar em Feira de Santana, há exatamente 88 anos.
A festa tem origem na festa francesa da “Micareme”, a Micareta de Feira, como é conhecida, foi pioneira na criação e realização deste formato de festa, que celebra o Carnaval fora de época e que, posteriormente, foi replicado em várias outras cidades do país. O evento lançou para o mundo importantes artistas, transformando-se em uma festa de referência para o cenário musical e cultural do estado.