Um exemplo que temos da influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a Bahia já foi demonstrado durante as eleições de 2022, quando os baianos foram o segundo estado “mais lulista” do pleito. Agora, apesar de não disputar o pleito deste ano, o nome de Lula, literalmente, continua espalhado ao redor do território baiano, mas, desta vez, “nomeando” os candidatos que visam conquistar seus respectivos cargos agora em 2024.
O presidente “emprestou” seu nome para 36 postulantes às mais variadas candidaturas para as eleições deste ano. O número representa uma quantidade quase nove vezes maior do que os candidatos que utilizaram o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o pleito, no qual apareceu apenas quatro vezes.
Os partidos com a maior frequência do nome de Lula são: PT e Avante, cada um com 5 representantes; e Republicanos, Podemos, PDT, PP e PSD, cada sigla com 5 candidatos nomeados com o nome do presidente. Além disso, dentro dos 36 postulantes “lulistas”, há um candidato a prefeito pelo PP.No caso de Bolsonaro, foram 2 do PL, e um no Avante e no Cidadania, todos buscando o cargo de vereador.
No Brasil, 237 candidatos a cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador utilizam nas urnas os nomes dos dois últimos presidentes da República.
No total, 25 partidos diferentes possuem candidatos que utilizam os nomes dos ex-presidentes, em todos os estados do Brasil. Destes, 15 partidos possuem ocorrências de candidatos com nomes tanto de Lula quanto de Bolsonaro.
Ao todo são 162 candidatos se utilizando do nome de Lula, sendo 153 vereadores, 6 prefeitos e 3 vice-prefeitos. 75 utilizam o nome de Bolsonaro, sendo que destes, apenas 7 possuem realmente o sobrenome do ex-presidente.
Veja lista por partido com a quantidade de candidatos com os nomes dos ex-presidentes na Bahia:
LULA
Vereador
Republicanos 3
Avante 4
PP 3
PSDB 1
PCdoB 2
PDT 3
Podemos 3
PSD 3
PT 5
Solidariedade 2
PV 1
PSB 2
Cidadania 1
Prefeito
PP 1
Vice-prefeito
Avante 1
BOLSONARO
Vereador
PL 2
Avante 1
Cidadania 1
Informações Bahia Notícias