O Bahia completou cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. O Tricolor perdeu para o Juventude por 2 a 1, de virada, na noite deste sábado (9), no Alfredo Jaconi, pela 33ª rodada. Cauly abriu o placar com um minuto de partida, mas Lucas Barbosa e Gabriel Taliari marcaram para os donos da casa na etapa complementar.
Estacionado nos 46 pontos, o time baiano caiu para o oitavo lugar na tabela de classificação, ao ser ultrapassado pelo Cruzeiro, que venceu o Criciúma e assumiu a sétima colocação com 47. Já o Alviverde gaúcho, deixou a zona de rebaixamento ao somar 37 e subir para a 16ª posição.
Devido a paralisação em decorrência da Data Fifa de novembro, o Bahia volta ao gramado somente no próximo dia 20, uma quarta-feira, às 20h, para enfrentar o Palmeiras, na Arena Fonte Nova, pela 34ª rodada.
Primeiro tempo
Dono da casa, o Juventude começou a partida partindo pra cima do Bahia e chegou no ataque com Mandaca, que chutou mascado para a defesa de Marcos Felipe.
Cauly abre o placar para o Tricolor
O Bahia abriu o placar com Cauly com um minuto de bola rolando. Lucho Rodríguez fez grande jogada pela direita e cruzou na medida para o camisa 8 empurrar para o fundo das redes. Juventude 0x1 Bahia
O Tricolor quase marcou o segundo novamente com Cauly que bateu firme para a defesa do goleiro Gabriel aos quatro minutos. Mas a partir daí, o time baiano passou a querer administrar a vantagem e o Alviverde gaúcho passou a tomar conta da partida. Os donos da casa carimbaram a trave baiana em duas ocasiões. A primeira foi aos 15 com Lucas Freitas aproveitando o bom cruzamento de Gilberto para acertar o pé do poste defendido por Marcos Felipe. Depois foi a vez de Danilo Boza mandar uma bomba no travessão aos 42.
Segundo tempo
O jogo recomeçou com o Juventude começando no ataque e Marcos Felipe precisou fazer duas defesas espetaculares para manter o Tricolor à frente no placar, primeiro na cabeçada de Lucas Cardoso e na sequência no chute de Edson Carioca que aproveitou o rebote. Aos sete minutos, o árbitro Wilton Pereira Sampaio mostrou o cartão amarelo para Kanu. Apesar do zagueiro estar no lance, a falta na verdade foi cometida por Caio Alexandre. Aos 17 minutos, os donos da casa assustaram novamente desta vez com Nenê que chutou forte, mas mandou para fora.
Juventude empata com golaço de Lucas Barbosa
O Juventude chegou ao empate com um golaço de Lucas Barbosa aos 24 minutos. Nenê cruzou na área, o camisa 21 dominou mal, deixou a bola escapar, se recuperou e bateu de cobertura para estufar as redes. Juventude 1×1 Bahia
O Tricolor tentou responder no ataque puxado por Lucho Rodríguez que acabou sofrendo a falta na entrada da área, mas Juba cobrou mal a falta aos 28. No minuto seguinte, o time gaúcho parou na trave pela terceira vez com Lucas Barbosa.
Juventude vira com outro golaço
O Juventude virou o placar outro golaço, desta vez com Gabriel Taliari aos 33 minutos. Lançamento de Ronaldo para o atacante que ganhou da defesa baiana na velocidade, deu um chapéu em Marcos Felipe e completou para o fundo das redes. Juventude 2×1 Bahia
O Tricolor quase empatou aos 40 minutos com Everaldo. O atacante recebeu de Acevedo dentro da área, fez o giro e bateu firme, mas parou na trave gaúcha. Aos 44, foi a vez de Carlos de Pena desperdiçar a chance de deixar tudo igual. Acevedo ainda tentou aos 48 minutos, mas parou nas mãos de Gabriel. Os gaúchos quase anotaram o terceiro, mas Marcos Felipe fez grande defesa no chute de Diego Gonçalves.
FICHA TÉCNICA
Juventude 2×1 Bahia
Campeonato Brasileiro – 33ª rodada
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 09/11/2024 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Cartão amarelo: Alex Lessa (preparador de goleiros), Alan Ruschel, Gabriel Taliari, João Lucas (Juventude) / Kanu (Bahia)
Gols: Lucas Barbosa, Gabriel Taliari (Juventude) / Cauly (Bahia)
Juventude: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Rodrigo Sam (Alan Ruschel) e Lucas Freitas; Ronaldo, Jadson e Mandaca (Nenê); Lucas Barbosa (Ewerthon), Edson Carioca (Diego Gonçalves) e Gilberto (Gabriel Taliari). Técnico: Fábio Matias.
Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, David Duarte, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Thaciano, Everton Ribeiro (Carlos de Pena) e Cauly (Everaldo); Ademir (Tiago) e Luciano Rodríguez (Rafael Ratão). Técnico: Rogério Ceni.