Tradicionais cartões postais de Feira de Santana, geralmente vistos somente através de fotos postadas em redes sociais, agora passam a fazer parte da vasta e rica opção de lembranças, muito pouco exploradas, diga-se de passagem, para oferecer a quem visita a cidade. Em peças estilizadas impressas com a ajuda de impressoras 3D, alguns equipamentos reduzidos ao tamanho de pequenos mimos agora podem fazer parte da decoração de casas e escritórios.
A ideia de transformar a imagem de objetos que fazem parte dos tradicionais cartões postais de Feira de Santana em pequenos objetos para presentes, brindes ou mesmo para decoração e guardar como lembranças partiu da artesã Kênia Lorena, que logo botou no circuito o apoio do marido Edson Silva Sampaio, desenhista projetista que já trabalha com modelagem e impressão 3D.
A parceria do casal rendeu peças impressionantes, cujos gatilhos disparam boas recordações para quem é da cidade, vivencia sua cultura ou mesmo para os visitantes. “É bom sempre ter na memória algo que nos remete aos bons momentos. E esse gatilho pode ser disparado quando a gente vê imagens sempre presentes e sempre ao nosso alcance de impressões em 3D de pontos turísticos de Feira de Santana”, ressaltou Kênia Lorena.
Com muita habilidade para criar os projetos, Edson Silva Sampaio e Kênia produzem lembranças da famosa Caixa d’Água do Tomba, do Relógio do Rotary e de diversos outros monumentos, em pequenas dimensões, mas ricos em detalhes. Os mesmos objetos também são transformados em chaveiros, ampliando assim o leque de opções de lembranças.
A produção artística artesanal do casal pode ser vista em feiras de artesanato da cidade, a exemplo do I Festival Regional de Cultura, Arte e Sustentabilidade, realizado nos dias 4 e 5 deste mês, no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), ou pelo telefone (75) 9231-4803.