Os candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido popularmente como o “Enem dos Concursos”, serão convocados a partir de maio. A informação foi confirmada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), nesta terça-feira (15).
De acordo com o comunicado, a portaria única que autoriza a convocação dos aprovados para 4.335 vagas de cargos que não exigem cursos de formação dos oito blocos temáticos 1 a 8, de nível superior e médio, será publicada já nos próximos dias, mas sem confirmar uma data.
De acordo com a coordenadora-Geral de Concursos e Provimento do MGI, Queila Cândida Ferreira Morais, a futura portaria do MGI permitirá que os aprovados sejam nomeados mais rapidamente. “Essa autorização única para provimento dá celeridade ao trâmite e permite que os órgãos iniciem a convocação de forma mais coordenada”, afirmou em nota.
A partir desta autorização, o passo seguinte será dado pelos 16 órgãos e entidades federais participantes do certame, que deverão publicar os próprios atos de nomeação para dar posse aos aprovados.