A delegada Maria Clécia Vasconcelos de Morais Firmino Costa foi exonerada do cargo de titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia deste sábado (24). A mesma publicação também traz a exoneração da delegada Danielle Lima Matias dos Santos, que era responsável pela Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).
Após a troca, Clécia Vasconcelos passará a comandar a DAI, ocupando o posto deixado por Danielle Matias, que por sua vez assumirá a 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (1ª Coorpin), substituindo o delegado Yves Correia. Yves, que chefiava a Polícia Civil de Feira de Santana, foi designado para a Diretoria Regional do Interior Leste.
A saída de Clécia da Deam causou revolta entre movimentos de mulheres da cidade, que se mobilizam pela sua permanência na unidade. A União Brasileira de Mulheres (UBM) já havia se manifestado no dia 15 de maio, com uma nota pública contra a possível mudança, destacando a importância da delegada no acolhimento e combate à violência contra mulheres no município.
Com a exoneração oficializada, as manifestações ganharam força. Segundo Jassanan, integrante da comissão da Deam, grupos de mulheres estão se organizando para protestar nas ruas. “As mulheres estão revoltadas, vai tudo pra rua. Com apito, com cartaz, a gente vai fazer um reboliço”, afirmou em entrevista ao site Acorda Cidade.
Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não comentou os motivos das mudanças. Outros delegados também foram exonerados em decisão que afeta unidades especializadas da região.
Informações adquiridas pelo site do Acorda Cidade
Respostas de 2
https://shorturl.fm/A5ni8
000zsi