O Vitória venceu a primeira na Copa Sul-Americana e deu um passo importante para garantir vaga no playoff. O Colossal bateu o Cerro Largo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (14), no Estádio Centenario, pela quinta rodada. O placar da partida foi definido com um golaço de Claudinho no segundo tempo.
Com o resultado positivo, o Leão assumiu a vice-liderança na tabela do Grupo B com seis, dois a mais do que o Defensa y Justicia, que é o terceiro colocado. Estacionado nos quatro, o time uruguaio caiu para a quarta posição. Já classificado para as oitavas de final, a liderança é do equatoriano Universidad Católica que tem 11. Pelo regulamento, o segundo lugar vai disputar um playoff contra o terceiro da Libertadores.
O Vitória vai decidir sua vida na Sul-Americana, na próxima quarta (28), às 21h30 no horário de Brasília, contra o Universidad Católica, no Olímpico Atahualpa, pela sexta e última rodada da fase de grupos. Mas antes disso, o Leão enfrenta o rival Bahia, no clássico Ba-Vi, marcado para domingo (18), às 16h, na Arena Fonte Nova, pela nona jornada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro é o 14º colocado na tabela com nove pontos, dois a mais da zona de rebaixamento. Enquanto o Tricolor tem 12 na oitava posição.
Primeiro tempo
O Vitória começou bem a partida, com mais posse de bola e maior domínio no campo adversário. Aos 17 minutos, Ronald cobrou o escanteio e Matheuzinho tentou de letra, mas mandou para fora. Aos 30, Raul Cáceres sentiu um problema físico e o técnico Thiago Carpini foi obrigado a mudar, colocando Claudinho em campo.
Segundo tempo
Enquanto o Cerro Largo voltou dos vestiários com a mesma formação da etapa inicial, o Vitória fez três modificações promovendo as entradas de Erick, Gustavo Mosquito e Fabri nos lugares de Wellington Rato, Osvaldo e Janderson, respectivamente. Assim como no primeiro tempo, o Leão recomeçou a partida buscando o ataque. Mas foi o time uruguaio que desperdiçou a chance mais clara do jogo aos seis minutos com Peraza que recebeu o cruzamento na cara do gol, mas tocou para fora. Aos 25 foi a vez do Leão criar uma boa chance na arrancada de Erick que chutou rasteiro, mas Santilli espalmou para o lado. Depois, quem desperdiçou grande oportunidade foi Mosquito que saiu cara a cara com o goleiro e bateu para a defesa de Santilli. Três minutos, Mosquito arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para Carlinhos, que não alcançou. Pressão rubro-negra, Matheuzinho cabeceou na marca do pênalti, mas a bola desviou no meio do caminho. Mosquito pegou a sobra, girou e finalizou forte, mas ela foi para fora aos 33.
Claudinho marca um golaço para o Leão
O Vitória abriu o placar com Claudinho aos 37 minutos. Jogada de Jamerson pela esquerda que cruza para área, mas a defesa uruguaia afasta. O lateral aproveita o rebote, domina e sem deixar a bola cair, bate de primeira para estufar as redes. Cerro Largo 0x1 Vitória
FICHA TÉCNICA
Cerro Largo (URU) 0x1 Vitória
Copa Sul-Americana – 5ª rodada Grupo B
Local: Centenario, em Montevidéu (URU)
Data: 14/05/2025 (quarta-feira)
Horário: 21h30 no horário de Brasília
Árbitro: Joel Alarcon (PER)
Assistentes: Alberth Alarcon e Leonar Soto (ambos do PER)
VAR: Michael Espinoza (PER)
Cartão amarelo: Lucas Correa (Cerro Largo) / Claudinho (Vitória)
Gol: Claudinho (Vitória)
Cerro Largo: Gino Santilli; Matías Mir (Bruno Hernández), Facundo Parada (Ginoli), Lucas Correa e Facundo Bonifazi; Alan Di Pippa, Nicolas Bertocchi e Sebastián Assis (Alan García); Julián Contrera (Rossi), Maximiliano Añasco e Facundo Peraza. Técnico: Daniel Núñez.
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Claudinho), Lucas Halter, Edu e Jamerson; Ricardo Ryller (Carlinhos), Ronald e Matheuzinho; Wellington Rato (Erick), Osvaldo (Gustavo Mosquito) e Janderson (Fabri). Técnico: Thiago Carpini.