As cidades de Jaguaquara, Maiquinique, no sudoeste, e de Itajuípe e Floresta Azul, na região sul, decretaram situação de emergência por causa da forte chuva que atinge grande parte da Bahia desde o fim de semana. Segundo a Defesa Civil do estado, (Sudec), 65 municípios baianos foram atingidos pelos temporais entre sexta-feira (10) e o fim da tarde desta segunda-feira (13).
Na maior parte dos casos, os registros são de alagamentos. Conforme o superintendente do órgão Heber de Souza Santana, as chuvas fizeram com que a Bahia registrasse 878 desalojados e 236 desabrigados, além de dois feridos. Não há detalhes sobre o estado de saúde das tívimas.
“Estamos em alerta. Ontem me reuni com toda a equipe de Bombeiros, Defesa Civil, secretarias. Nós temos recursos para apoiar prefeituras que precisem pagar aluguel para as pessoas desabrigadas, cestas básicas”, disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
De acordo com a Prefeitura de Jaguaquara, os temporais o fizeram com que 62 pessoas ficassem desabrigadas, 160 desalojadas, uma ficasse ferida e 49 imóveis fossem danificados.
Em Maiquinique, choveu 120 milímetros, sendo 75 em apenas três horas na tarde do sábado (11). A gestão municipal estima que 2 mil pessoas foram afetadas pelos alagamentos e seis famílias ficaram desalojadas.
Há outras cidades no sudoeste que enfrentam transtornos ocasionados pelas chuvas, mas que não tiveram situação de emergência decretada. Poções registrou 40 pessoas desabrigadas e 76 desalojadas. O bairro mais afetado pela chuva foi Lagoa Grande. As pessoas resgatadas foram levadas para um abrigo provisório.
Durante a madrugada desta segunda-feira (13), também houve forte chuva em Jequié e Vitória da Conquista, terceiro maior município baiano, onde houve quedas de árvores e asfaltos cedidos.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 75 mm em 12 horas, em Vitória da Conquista. Desde sexta-feira, choveu mais de 150 mm. Por causa do volume de chuva, diversas ruas ficaram cobertas por lama.
Os municípios afetados, até o momento, são:
Luís Eduardo Magalhães
Macururé
Catu
Inhambupe
Ruy Barbosa
Barreiras
Alagoinhas
Boa Vista do Tupim
Valença
Jaguarari
Itaquara
Jiquiriçá
Pojuca
Jaguaquara
Rio Real
Salvador
Castro Alves
Santo Amaro
Camaçari
Ubatã
Itajuipe
Conde
Maragogipe
Itabuna
Ipiaú
Maiquinique
Teixeira de Freitas
Itatim
Guaratinga
Pindobaçu
Morro do Chapéu
Jacobina
Cansanção
Caém
Andorinha
Itiúba
Paulo Afonso
Santa Inês
Itapebi
Jucuruçu
Ibicuí
Madre de Deus
Campo Formoso
Itororó
Itajú do Colônia
Coaraci
Quijingue
Euclides da Cunha
Poções
Amargosa
Dias D’Ávila
Santa Cruz Cabrália
Itapetinga
Rafael Jambeiro
Santo Antônio de Jesus
Jequié
Aurelino Leal
Adustina
Cipó
Tucano
Floresta Azul
Ibicaraí
Uruçuca
Firmino Alves
Iguaí
As fortes chuvas também provocaram transtornos em cidades do norte do estado, como Juazeiro, Curaçá e Jaguarari, onde uma ponte apresentou rachaduras.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a equipe técnica do órgão realizou uma inspeção no local e verificou que a estrutura da ponte permanece intacta. A pasta informou que, nesta segunda, a equipe responsável iria se deslocar até a ponte para iniciar os serviços de recuperação das fissuras.
Chuvas intensas estão previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em praticamente toda a Bahia até quarta-feira (15). O órgão emitiu alerta laranja para o estado. O esperado é que o acumulado de chuva chegue a 100 mm por dia, neste período. Já a velocidade dos ventos deve variar entre 60 e 100 km/h.
Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Conforme divulgou a Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Bahia, somente no último fim de semana, a agência Climatempo registrou 56 mil raios no estado. Com isso, o número de equipes da concessionária em campo foi triplicado para atender as ocorrências. A empresa também emitiu um comunicado com alertas para a população sobre a chuva.
Confira o que fazer em casos de raios
Se durante um temporal ocorrer o rompimento de um cabo, devido à queda de galhos de árvores ou raios, não toque nem chegue perto do local. Oriente as pessoas ao redor para não se aproximar e ligue para Neoenergia Coelba no número 116;
Se a fiação cair sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar do veículo. Oriente as pessoas ao redor para manter a calma, ligue para a Neoenergia Coelba no número 116 e ligue para os Bombeiros no número 193;
Procure abrigo em lugar seguro. Fique longe de janelas e portas metálicas, especialmente, durante a incidência de raios. Não se abrigue embaixo de árvores e não fique em campos abertos;
Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos;
Não faça serviços em locais externos e em telhados, como a instalação ou manutenção de antenas;
Em caso de inundações, desligue o disjuntor geral da residência.
Informações G1