BANNER_AGUA-DE-CHUVA_728x90px
BANNER_VAZAMENTO_728x90px
BANNER_RESERVATORIO_728x90px
BANNER_OLEO_728x90px

Oposição ‘ajuda’ governo ao tentar ampliar pacote de Haddad, diz coluna

IMG_8368

A oposição no Senado apresentou uma série de emendas para tentar aumentar o valor do ajuste nas contas públicas promovido pelo projeto de lei complementar (PLP) 210 de 2024, o primeiro do pacote fiscal de Fernando Haddad. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.

A proposta, já aprovada pela Câmara, permite o uso do superávit de cinco fundos para abater dívidas do governo e cria gatilhos para bloquear 15% do valor das emendas parlamentares e travar o crescimento de despesas com pessoal e incentivos tributários.

Os senadores da oposição ao presidente Lula estimam que suas emendas ao projeto trariam uma economia adicional de cerca de R$ 120 bilhões nos próximos anos.

A maioria das mudanças no texto dependeria de um gatilho, medido pelo percentual da dívida bruta do governo geral (DBGG) sobre o PIB, para ser acionada.

Há diferentes medidas para cenários em que a DBGG está abaixo do patamar de 77% do PIB, entre 77,01% e 80% e acima de 80% do Produto Interno Bruto.

Informações Bahia.ba

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Danilo Caritanni
BANNER_AGUA-DE-CHUVA_728x90px
BANNER_VAZAMENTO_728x90px
BANNER_RESERVATORIO_728x90px
BANNER_OLEO_728x90px