O Reclame Aqui registrou recorde de reclamações de consumidores durante a Black Friday deste ano, com 14,1 mil queixas, que vão de propaganda enganosa a problemas na finalização da compra.
Em 2023, o site contabilizou pouco mais de 12,1 mil queixas. “A maioria das empresas, mesmo que tenham recebido um volume acima da média de reclamações, tem boas reputações, o que é reconhecido pelos consumidores. Agora é importante acompanhar como essas empresas irão tratar essas insatisfações”, afirmou o cofundador do Reclame Aqui, Felipe Paniago.
Segundo o Reclame Aqui, o tipo de empresa que recebe as queixas dos consumidores tem se tornado cada vez mais diverso, para além do varejo tradicional. Entre as 50 marcas mais reclamadas, há companhias de alimentos, supermercados, fast food, moda e farmacêuticos, afirma o site.
A maior parte estava relacionada a atraso na entrega (17,41%), seguida de propaganda enganosa (16,98%), produto não recebido (15,27%), estorno do valor pago (10,42%) e problemas na finalização da compra (4,19%).