A Embasa retoma nesta quinta-feira (24) a série de testes na nova adutora do sistema integrado de abastecimento de Feira de Santana. Os testes serão realizados toda semana, sempre na segunda e na quinta-feira, até o final de novembro. Em cada teste, será preciso reduzir o volume e pressão da água distribuída aos municípios de Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis.
A operação de redução da oferta se inicia às 6h da manhã, com previsão de término para 16h, quando o fornecimento de água começará a ser gradativamente regularizado nos municípios atendidos. Os municípios continuarão com o fornecimento de água, mas haverá redução na oferta, se comparado a um dia normal de operação, podendo ocorrer interrupções no fornecimento em imóveis que ficam nas partes altas e distantes do sistema. A Embasa recomenda aos moradores a utilização econômica da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados nas datas previstas para os testes.
Os testes estão preenchendo a adutora de 1.400mm (1,4 metros) com água, um trecho por vez, e as equipes técnicas da Embasa verificam se existem vazamentos e avaliam a funcionalidade do equipamento. “Essa é uma etapa fundamental da obra de ampliação do sistema de abastecimento. Com a finalização dos testes, a adutora ficará pronta para entrar em funcionamento, podendo gerar um incremento de cerca de 10% no volume de água distribuída ainda neste verão”, informa o gerente da unidade regional da Embasa em Feira de Santana, Raimundo Neto.
Ampliação do sistema
A nova adutora do sistema integrado de abastecimento de Feira de Santana foi implantada às margens da BA-502 e seu objetivo será trazer água da estação de tratamento em Conceição da Feira aos municípios abastecidos pelo sistema integrado. Ela integra a obra de ampliação do Sistema, cujas últimas etapas estão em andamento.
A obra inclui, além da adutora, a ampliação da captação na barragem de Pedra do Cavalo e da Estação de Tratamento de Água (ETA), em Conceição da Feira. O empreendimento vai aumentar em 50% a capacidade de produção na ETA, chegando a 2.250 litros de água tratada por segundo. A Embasa está investindo mais de R$ 111 milhões nesta obra estruturante que vai assegurar maior segurança operacional ao sistema de abastecimento.
Datas de redução de oferta de água:
24, 28 e 31 de outubro
4, 7, 11, 14, 18 e 21 de novembro
OBS: As datas estão sujeitas a alterações conforme a necessidade técnica da Embasa.