BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-1
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-2
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-3

Bahia tem alerta de vendaval, baixa umidade relativa do ar e cidades na lista das 50 mais frias nas últimas 24h

vendaval

Nas últimas 24h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de vendaval e de baixa umidade para cidades baianas. Além disso, três municípios do estado entraram na lista dos mais frios do Brasil. 

Diversas cidades do oeste da Bahia estão com aviso de baixa umidade. Nesses locais, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, porcentagens que podem ser encontradas no Deserto do Saara, que corta 10 países do continente africano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal para os seres humanos é que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 60%.

Além disso, a região enfrenta o período de seca, marcado por altas temperaturas. Em Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, os termômetros podem chegar a 33ºC e 35ºC, respectivamente, nas próximas horas.

A junção da baixa umidade com das altas temperaturas pode contribuir para os incêndios florestais. Até quarta-feira (11), ao menos cinco cidades da região registravam focos de incêndio: Barreiras, Muquém do São Francisco, Luis Eduardo Magalhães, Baianópolis e Santa Rita de Cássia.

Confira lista de cidades com alerta de baixa umidade:

Angical
Baianópolis
Barra
Barreiras
Brejolândia
Buritirama
Campo Alegre de Lourdes
Canápolis
Carinhanha
Catolândia
Cocos
Coribe
Correntina
Cotegipe
Cristópolis
Feira da Mata
Formosa do Rio Preto
Ibotirama
Jaborandi
Luís Eduardo Magalhães
Malhada
Mansidão
Muquém do São Francisco
Pilão Arcado
Remanso
Riachão das Neves
Santa Maria da Vitória
Santana
Santa Rita de Cássia
São Desidério
São Félix do Coribe
Serra do Ramalho
Serra Dourada
Tabocas do Brejo Velho
Wanderley
Xique-Xique

Neste contexto, as recomendações de saúde são: beber bastante água, não fazer atividade físicas ao ar livre, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e umidificar o ambiente.

Em caso de sintomas como tontura, náusea ou dor de cabeça, a recomendação é buscar um local fresco e repousar. Caso os sintomas persistam, deve-se procurar atendimento médico.

Mais de 100 cidades baianas estão com alerta de vendaval nesta quinta-feira. A maioria dos municípios ficam no norte do estado, como Paulo Afonso, Uauá e Juazeiro. Feira de Santana, a segundo maior cidade da Bahia, também está na lista.

Nesses locais, o vento poderá variar entre 40 km/h e 60 km/h. O fenômeno meteorológico atinge outros estados do nordeste, como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Segundo o Inmet, nesses locais o risco de quedas de galhos é baixo. Apesar disso, a recomendação do Corpo de Bombeiros é não se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Enquanto o oeste da Bahia registra clima seco e temperaturas altas, na região da Chapada Diamantina e no sudoeste do estado os termômetros indicam bastante frio.

A cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, por exemplo, ficou em 16º posição no ranking das cidades mais frias do Brasil na quarta-feira (11). Por lá, o termômetro marcou 11,3ºC.

Outras duas cidades baianas entraram no ranking, que normalmente é dominado pelos estados do sul e sudoeste do Brasil. Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, ficou em 22º, enquanto Piatã, também na Chapada Diamantina, ficou em 44º. Nestas cidades, as temperaturas ficaram em 11,7ºC e 13,5ºC, respectivamente.

Informações G1

Bárbara Barreto
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-1
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-2
BAN_2_MERCADOLOGICO_AGENDE_UNEXMED-728x90-px-3