1º Congresso Materno Infantil em Feira , destaca práticas baseadas em evidências científicas

images-3-1

O primeiro dia do 1º Congresso Materno Infantil do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, promovido pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), ocorreu nesta quinta-feira (29) e contou com a participação destacada do titular do Departamento de Pediatria da UNICAMP e consultor nacional do Método Canguru do Ministério da Saúde, Dr. Sérgio Tadeu Martins Marba, além de diversas autoridades. A abertura oficial do evento foi marcada pela presença de profissionais de saúde de diversas áreas que lotaram o auditório do Hotel IBIS.

Com mais de 600 inscritos, o congresso reúne uma ampla gama de setores interessados em descobrir novas práticas baseadas em evidências para o cuidado obstétrico e neonatal. Participaram do primeiro dia do evento médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do HIPS. Entre as autoridades presentes, destacaram-se a presidente da FHFS, Gilberte Lucas, o diretor médico do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Dr. Edvaldo Gomes, e os diretores do Hospital da Mulher, Dr. Francisco Mota e Dra. Andréa Alencar, que compuseram a mesa organizadora.

De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, a realização de um evento dessa magnitude para as equipes do Hospital da Mulher é motivadora, além de oferecer um espaço para a discussão de temas atuais, políticas públicas e melhores práticas na área de saúde materno-infantil.

“Esta é uma oportunidade ímpar para reunirmos profissionais de diversas áreas para um momento de troca de conhecimentos e experiências. Ver a participação consolidada da equipe multiprofissional do Hospital da Mulher neste momento de troca de conhecimento entre congressistas, profissionais de saúde, bolsistas e estagiários é gratificante. Hoje, vemos aqui coordenadores de vários setores do HIPS, todos envolvidos na prática da vivência humanizada da assistência materno-infantil”, ressaltou Gilberte Lucas.

O diretor do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Dr. Edvaldo Gomes, destacou que o Congresso Materno Infantil do Hospital da Mulher promove a expansão da produção de conhecimento entre os profissionais de saúde, tornando o Hospital da Mulher uma referência no estado.

“O Hospital da Mulher cresce a cada ano em sua estrutura e na oferta de novos serviços planejados para aumentar a assistência de qualidade na nossa cidade. O que faltava era um congresso que proporcionasse suporte a grandes experiências científicas, e isso agora está se concretizando. No futuro próximo, deveremos repetir este evento, atraindo pessoas interessadas de todo o país”, afirmou Dr. Edvaldo Gomes, ao parabenizar Gilberte Lucas pela iniciativa.

As atividades também ocorreram no turno da tarde, com a apresentação das ferramentas utilizadas para o parto normal na Casa de Parto do Feira VII, seguida de palestras e trocas de experiências sobre evidências científicas de forma acessível e prática para serem aplicadas no dia a dia dos profissionais de saúde.

O ponto alto do 1º Congresso Materno Infantil foi a palestra do Dr. Sérgio Tadeu Martins Marba, neonatologista, pesquisador da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (BPN) e consultor técnico do Ministério da Saúde. Ele destacou a importância do evento para a atualização e fortalecimento de novas práticas baseadas em evidências científicas na utilização do Método Canguru.

“Estou surpreso com a grandiosidade de Feira de Santana e feliz em conhecer as práticas e evidências que são utilizadas no Hospital da Mulher com o Método Canguru, que está bem estruturado e já em fase de refinamento na prestação do serviço oferecido aos pacientes e suas famílias, conforme as exigências do Ministério da Saúde”, frisou o especialista.

O enfermeiro, professor da UEFS e doutor em “Práticas e Evidências Científicas Neonatais”, Dr. Luciano Marques, também realizou uma palestra emocionante, intercalando sua fala com momentos de emoção ao relatar a evolução do Hospital da Mulher nos últimos anos. Ele destacou o empenho do hospital em preparar cientificamente os profissionais que operam e cuidam diariamente de mulheres e crianças, utilizando cuidados baseados em evidências científicas e equipamentos de alta tecnologia.

“O que me deixa feliz e emocionado ao falar do Hospital da Mulher é que sua história se entrelaça com minha trajetória acadêmica, assim como a de muitos outros profissionais. O HIPS é uma referência na formação de pessoas e tem uma grande importância para o estudo acadêmico de muitos profissionais da saúde”, relatou Luciano Marques.

Crédito: Reprodução