Mil placas se espalham pelo centro do Rio em homenagem a Marielle

o ato foi protesto contra a destruição de uma tabuleta com o nome de Marielle realizada por dois candidatos do PSL

o liberal

Um ato em homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em 14 de março junto ao motorista Anderson Gomes em crime até hoje não resolvido, distribuiu mil placas com o nome da parlamentar neste domingo (14), na Cinelândia, no Centro do Rio.

Foi um protesto contra a destruição de uma tabuleta com o nome de Marielle, no mesmo local, por dois candidatos do PSL, no primeiro turno da campanha eleitoral. Houve protesto contra o presidenciável Jair Bolsonaro, do mesmo partido ("Ele não!)", e gritos de apoio a seu oponente, Fernando Haddad (PT) (Haddad sim!).

A homenagem a Marielle com as tabuletas foi iniciativa do site Sensacionalista, que fez uma vaquinha virtual. O objetivo inicial era arrecadar R$ 2 mil para fazer cem placas. A meta foi atingida em 20 minutos, disseram os organizadores à equipe UOL. A receita chegou a R$ 39.743, com 1.569 doadores - pessoas físicas e jurídicas.

À manifestação, foram a viúva de Marielle, Mônica Benício, e os pais da vereadora, Marinete da Silva e Antonio Francisco da Silva Neto. Também participaram parlamentares, como os deputados Marcelo Freixo (estadual) e Jandira Feghali (federal).

A placa-homenagem original foi quebrada pelos então candidatos a deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) e a deputado federal Daniel Oliveira (PSL), que alegaram que a tabuleta tinha sido instalada ilegalmente sobre a original, Praça Floriano (Peixoto). Registraram foto do ato nas redes sociais declarando na legenda que cumpriam “dever cívico” removendo “depredação”. Na oportunidade também registraram: "Preparem-se, esquerdopatas: no que depender de nós, seus dias estão contados".

Informações do UOL

Compartilhe

Deixe seu comentário