Momento Fala Fenatifs traz temas polêmicos para debate

Divulga��o

O último momento Fala Fenatifs da 11ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana traz como motivação e reflexão o Teatro Infantil com toda diversidade e as múltiplas possibilidades que são oferecidas. O encontro será realizado nesta quinta-feira (11), às 19h30, no Teatro do Cuca - Centro Universitário de Cultura e Arte. Para fazer parte desse momento, a Cia Cuca de Teatro, anfitriã do Fenatifs, convida artistas, educadores, estudantes, pais e a comunidade em geral para estarem presentes.

“Falar, posicionar, refletir, seguir, descobrir rotas para o teatro feito para crianças, faz-se necessário compreender os percursos cênicos e os dispositivos artísticos e/ou educativos propostos nos diferentes contextos deste fazer”, essa é uma das falas de Débora Landin, doutoranda em teatro pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Débora é uma das convidadas da 11ª Edição para o momento Fala Fenatifs. A artista e educadora dialoga a partir dos referenciais sujeitos, contextos e conhecimentos, trazendo como proposta o pensar a infância como uma “criação” da sociedade sujeita a mudar sempre que surgem transformações sociais mais amplas.

Segundo Débora, representada como diferente do adulto em termos psicológico, afetivo e cognitivo, a criança passa a fazer jus a um espaço educacional também diferenciado, como produções artísticas fundadas nessa distinção. Sua pesquisa, como artista e educadora, tem sido conduzida pelo desejo de compreender o devir lúdico e inquietante que se processa com crianças – de diferentes realidades e faixas etárias – mediante a experiência sensível do fazer e apreciação teatrais.

E é a partir dessas perspectivas que no Fala Fenatifs, Débora vem partilhar possibilidades que possam ajudar a compreender melhor como as palavras, as imagens, as histórias e as performances podem mudar qualquer coisa no mundo em que vivemos.  

Além de Débora, o Fala Fenatifs traz também a presença de Karina de Faria, socióloga, mestre em Administração de Empresas e Doutora em Artes Cênicas que destaca a importância da família que frequenta espetáculos junto com as crianças. Para Karina, esses são momentos ricos que favorecem a formação da criança, estimulando a sua capacidade crítica, “... e tudo isso com o prazer do ritual e da fruição, afinal estar na plateia é também um grande momento de lazer” salienta Karina. 

Quem também estará esquentando o debate do Fala Fenatifs do penúltimo dia do Festival é Rosa Griô, produtora cultural, contadora de histórias, arte educadora e coordenadora cultural das Escolas Culturais de Rio de Contas – BA, vai nos falar da sua experiência com a criança na tradição Griô, suas vivências e aprendizados nessa arte de contar e encantar com as histórias de tradição oral que são passadas de geração em geração.

E para completar esse time de mulheres pulsantes da cultura e da educação no Estado da Bahia, o Fenatifs conta com a presença de Izabella Saback, pedagoga e psicopedagoga que atualmente trabalha como orientadora educacional em escola, além de coordenar o GEEM - Grupo de Estudos em Educação Moral em Feira de Santana, integrando o GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral UNICAMP/ UNESP.

O Fenatifs se encerra nesta sexta-feira (12) com uma rica e intensa programação teatral para a infância e juventude. Confira a programação completa no site: www.ciacucadeteatro.com.br

Compartilhe

Deixe seu comentário