Colégio Ceteb promove Congresso para tratar das competências necessárias na nova grade do aluno

o I Congresso Internacional de Educação 4.0 está com inscrições promocionais até o dia 15 e acontecerá durante o dia 20, no Sesi

Divulga��o

O Colégio Ceteb promove no dia 20 de outubro o I Congresso Internacional de Educação 4.0 em Feira de Santana. O congresso, que propõe a discussão da educação integral e inovadora, acontece no auditório do Sesi, das 7h às 19h.

O professor Claudenir Machado, diretor do Ceteb disse, nesta quarta (10) durante o programa Bom Dia Feira, que a iniciativa surgiu dos questionamentos: “estamos preparando nossos alunos para o mundo que vão encontrar saindo da escola? Como educar nos dias de hoje pensando no futuro? Será que as profissões serão as mesmas? Será que as habilidades que desenvolvemos hoje vão suprir as necessidades dos próximos profissionais?”. Pensando nisso, serão trazidos especialistas e pesquisadores para debater a Educação 4.0 - que começa a responder as necessidades da 4ª revolução industrial, em que a linguagem computacional, a internet e a inteligência artificial agilizam processos nos mais diversos seguimentos.

A proposta como alvo os professores, gestores, mas também os pais deve ser acompanhado pelos pais, para que discutam e reflitam quais práticas estão sendo desenvolvidas na modernização da Educação com a nova grade curricular nacional e as experiências que estão sendo desenvolvidas no mundo. “Não é mais uma ação, inovação temporária que surge na escola, porque a base curricular nacional que já está e vigor e traz 10 competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica”, defende o diretor.

Levando em consideração as competências conhecimento; pensamento crítico, científico e criativo; repertório cultural; comunicação; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; simpatia e cooperação; responsabilidade e cidadania, a programação conta com mediações de figuras como Maria Pilar Lacerda, que foi Secretária de Educação do MEC (2007-2012) e trabalhou diretamente na construção da base curricular nacional;  o professor Alexandre Le Voci Sayad que ajudou a montar a Escola Cidade Aprendiz em São Paulo; o fundador do projeto Ancora oriundo da Escola da Ponte em Portugal, Fabio Zsigmond; José Motta Filho ligado às metodologias ativas de ensino, finalizando com a finlandesa Marjo Kyllönen, pós-doutora relacionada ao conceito de “Escola do Futuro” e currículo do século XXI.

O congresso é realizado pela Colégio fruto da Organização Social sem Fins Lucrativos (ONG) Ceteb e conta com parceiros como o Laboratório Análise e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Mais informações podem ser encontradas através do site, redes sociais  e pelo telefone (75) 99977.8884. Para os professores que se inscreverem até o dia 15, haverá um desconto de 30% no valor.  

Confira abaixo a programação completa:

Dia 20.10 (sábado)

07h - Credenciamento

08h - Abertura 

08:20h  - “Reflexões e Práticas em Educação Integral” -  Maria Pilar Lacerda

10h - Coffee-break

10:20h  - "Mídias, Experimentação e Criatividade: Como a escola pode respirar o espírito do seu tempo?  - Alexandre Le Voci Sayad

12h - Almoço Livre

14h  -  “Desenvolvendo competências para o século 21 aprendizagem mão na massa”  - Fabio Zsigmond

15:30h  -  “A Educação para um Mundo Exponencial"  - José Motta Filho

17h - Intervalo

17:20h -  Currículo para Século 21 - Marjo Kyllönen – Finlândia

19h - Encerramento

Compartilhe

Deixe seu comentário