Falta de pessoal no Exército abre espaço para garimpo ilegal e destruição da floresta

pequeno efetivo x grande extensão territorial

Divulga��o/Ex�rcito Brasileiro

Crimes ambientais como o garimpo ilegal estão entre os principais delitos combatidos pelo Exército Brasileiro no Mato Grosso. Em operações integradas com os demais Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização, militares trabalham para coibir esse tipo de ocorrência na região.

Em entrevista à Sputnik Brasil, o tenente Wagner Pinheiro dos Santos explica que o desmatamento e o uso de explosivos são comuns nas ações destes criminosos. “Os garimpeiros ilegais, quando ficam sabendo da possibilidade de existência de ouro em alguma região, desmatam a área, fazendo enormes clareiras usando produtos químicos e explosivos para encontrar ouro. Além disso, podem ser usados diversos tipos de maquinários para esta atividade. Quando encontram algum material valioso vendem ilegalmente no mercado negro”, ressalta o oficial.

ROTAS

No último mês, o 2º Batalhão de Fronteira da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada prendeu nove pessoas em flagrante em um garimpo ilegal na Terra Indígena de Sararé, na Região Oeste do estado. No local foram apreendidos cinco motores para garimpo, uma balança de precisão, sete celulares, um rádio de comunicação, dois carregadores de rádio, um detector de metal, dois carros, duas motos e uma retroescavadeira. O prejuízo, segundo cálculos do Exército, é de 215 mil reais.

A ação, realizada em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), faz parte da Operação Ágata Jauru III, que tem por finalidade realizar missões táticas destinadas para coibir delitos transfronteiriços.

Questionado se há relatos da cooptação de indígenas para atividades como o garimpo ilegal, o Tenente Pinheiro confirmou o problema. “Durante os patrulhamentos na faixa de fronteira realizados pelo 2º Batalhão de Fronteira são relatados que em algumas terras Indígenas, garimpeiros têm livre acesso para a exploração na região”, destaca.

Com um efetivo de cerca de 1000 militares no 2º Batalhão de Fronteira, o oficial explica que a falta de pessoal nos órgãos de segurança se coloca como a principal dificuldade para o sucesso nas operações realizadas na região. “Apesar do esforço dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização para realizar as operações de forma integrada ao Exército, o pequeno efetivo de agentes desses órgãos em relação à grande extensão territorial da região, torna-se um fator que impacta diretamente no sucesso das ações de repressão”, sinaliza.

Com informações do Sputnik Brasil,

Compartilhe

Deixe seu comentário