Na ONU, Temer diz que entregará as funções presidenciais com dever cumprido

O presidente destacou isolacionismo, intolerância e unilateralismo como desafios para integridade da ordem mundial

Reprodu��o

Seguindo a tradição de o Brasil abrir o debate da Assembleia geral da ONU - iniciada há sete décadas pelo diplomata brasileiro Oswaldo Aranha - o presidente Michel Temer fez, nesta terça-feira (25), o último discurso como presidente do Brasil. Utilizou o momento para defender o enfrentamento, em âmbito mundial, das tendências "isolacionistas", “intolerantes” e “unilaterias”.

Além de fazer observações sobre a ordem mundial, Temer falou que transmitirá ao sucesso as funções presidenciais com a tranquilidade do dever cumprido. "Dissemos não ao populismo e vencemos a pior recessão de nossa história – recessão com severas consequências para a sociedade, sobretudo para os mais pobres. Recolocamos as contas públicas em trajetória responsável e restauramos a credibilidade da economia”, afirmou.

O presidente disse que o Brasil voltou a crescer e a gerar empregos, devolvendo o Brasil “ao trilho do desenvolvimento”. Segundo ele, o país, através do Mercosul e vocação democrática do bloco “responde com mais abertura" e "mais integração” ao isolacionismo.

À intolerância, disse Temer, o Brasil tem respondido com “diálogo e solidariedade”. O brasileiro defendeu o multilateralismo nas negociações internacionais e disse que o país está  engajado no movimento em direção a uma economia internacional de baixo carbono, contando com 40% da matriz energética brasileira  limpa e renovável, em defesa do meio ambiente.

Com Informações do G1

Compartilhe

Deixe seu comentário