Cultura regional teve encontro marcado na Missa do Vaqueiro de Jaguara

Reprodu��o

A cultura regional de Feira de Santana ganha força durante a 33ª Missa do Vaqueiro de Jaguara, realizada nos dias 22 e 23 deste mês, na sede do distrito. O evento resgata as tradições da figura do vaqueiro, além de evidenciar características religiosas, as figuras emblemáticas das majestades da festa e alguns símbolos do homem sertanejo, como o berrante sempre presente nas mãos daqueles que conduziam as boiadas.

O desfile dos vaqueiros movimentou a sede do distrito de Jaguara durante toda a manhã, atraindo antigos profissionais estilizados com vestimentas encouraçadas, que se misturaram com inúmeros outros cavaleiros que curtem montaria como lazer. E a figura da rainha e duas princesas da festa também se fez presente no cortejo que circulou pela comunidade.

Durante a missa campal, celebrada pelo padre Emerson, a valorização da cultura regional foi evidenciada. E o líder religioso abençoou os presentes, inclusive os vaqueiros, motivo principal da festa.

O prefeito Colbert Martins Filho ressaltou a importância do resgate da cultura regional e reafirmou o compromisso do Governo Municipal de promover ações de fortalecimento de eventos desta natureza visando manter sempre vivas as tradições.

Durante o evento também estiveram presentes secretários de Prevenção à Violência, Pablo Roberto; de Serviços Públicos, Justiniano França; de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Joedilson Freitas, a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas; e os vereadores Gilmar Amorim e Carlito do Peixe.

FONTE: PMFS/SECOM

Compartilhe

Deixe seu comentário