Confirmado mais um caso de H1N1 em servidora da Câmara Municipal de Feira de Santana

Reprodu��o

Edy Gomes, coordenador da antiga 2ª DIRES e diretor do Núcleo regional de Saúde de Feira de Santana, confirma a informação sobre a suspeita de que uma servidora pública da Câmera Municipal de Feira de Santana, encontra se com H1N1. “Infelizmente não é suspeita, é confirmado o caso da funcionaria, o vírus de tipo B, outro tipo de vírus, ela está internada e uma unidade hospitalar do município, já foi feito o ciclo do tratamento da influenza, estamos aguardando a evolução do caso da paciente que está sobre cuidados médicos”, relata Gomes.

Sobre o processo que está acontecendo na Casa, de imunização através da Secretária de Saúde para os servidores, o diretor do Núcleo Regional de Saúde informa que é uma ação do município, que tem toda autonomia para poder vacinar e prevenir os funcionários e a quem julgar-se necessário para este momento.

O órgão que disponibiliza todo o material é o Estado que, através do núcleo que faz a distribuição do sistema homológico, distribui para todo o Brasil. “Fazemos o monitoramento e a divisão dos municípios. Ação de vacinação é vedada ao município de feira” disse.

O diretor Edy Gomes, ainda alerta aos cidadãos de cidade que Feira de Santana segue com 104 casos notificados neste ano, sendo 25 casos positivo com esse. “Quem ainda não e vacinou, é importante procurar os pontos de vacinação para fazer a prevenção”, concluiu.

A vacina da gripe está disponível na rede pública para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, pessoas com doenças crônicas e indígenas.

As vacinas são trivalentes, ou seja, imuniza contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época.


Compartilhe

Deixe seu comentário