Feira de Santana tem três mulheres com possibilidades de assumirem no congresso

Mesmo concorrendos por siglas distintas, elas fazem parte da mesma chapa do ex-prefeito de Feira, pelo Democratas.

Ailton de Freitas / Ag�ncia O Globo

Pela primeira vez na eleição proporcional para deputados estadual e federal, Feira de Santana tem candidatas mulheres com chances de assumirem a assembleia e o congresso. Um trio feminino representa a cidade na disputada para uma cadeira no congresso em Brasília. Mesmo concorrendo por siglas distintas, elas fazem parte da mesma chapa do ex-prefeito de Feira, pelo Democratas.

A parlamentar da Câmara municipal Gerusa Sampaio, que estava filiada ao Democratas para concorrer à uma cadeira na Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA) e fez camapanha para tal desde 2017, foi chamada em cima da hora pela composição do DEM (25) para entrar no lugar de Zé Chico, que cancelou a sua participação nas Eleições 2018 antes mesmo de registra-la oficialmente.

A parlamentar tem significativa representatividade eleitoral na cidade, de maneira gradual em cada pleito, logrando mais de 6 mil votos em 2016. Concorrerá com os problemas comuns na corrida eleitoral na composição em desfavor aos estaduais vigentes. Porém, tem ao seu lado um registro inédito como candidata a deputada e, por ser mulher, ganhará, certamente, o carinho da população e, assim, terá grandes chances nas urnas.

Uma homologação totalmente inédita é a de Lu de Ronny. Ela já vinha negociando com o PHS em várias cidades no interior do estado e obteve o acolhimento do partido. Lu, em memória de Ronny, após 30 dias do falecimento do seu então marido, foi chamada pelos apoiadores do ex-vereador para representa-lo no cenário político. Ela acatou a convocação, permaneceu no PHS, com o aval das lideranças,  e deu sequência ao legado que o ex-marido deixou no município e região. Lu de Ronny antecipou os encontros em Feira de Santana, tentando agregar velhos e novos eleitores e, mantendo-se em uma sigla estável, concorre uma das cadeiras que a chapa almeja conquistar.

A outra intencionada é a docente Dayane Pimentel, que até então não apresentava engajamento partidário, porém foi uma das pioneiras em Feira de Santana a abraçar Bolsonaro, o qual obteve a intenção do presidenciável para disputar uma representação estadual em Brasília.

Pimentel está ligada ao Partido Social Liberal. A docente realiza uma campanha filiando-se à Jair Messias Bolsonaro, com o slogan "A federal do Bolsonaro", atraindo simpatizantes para a sua campanha.

Compartilhe

Deixe seu comentário