Como melhorar o funcionamento do seu metabolismo

Conheça os alimento ligados ao metabolismo positivo e ao negativo

Foto: (C) Can Stock Photo

Desde quando se inicia a formação do embrião na barriga da mãe, um conjunto de transformações com objetivo de construir os tecidos é uma prioridade do organismo. Esse processo tem continuação durante toda a vida do indivíduo(a), onde os substratos para essas reações bioquímicas são adquiridos através da alimentação. Os mais conhecidos são os macronutrientes: proteínas, gorduras e carboidratos. Existem também as vitaminas e minerais, muito pouco lembrados no dia-dia da maioria das pessoas.


Todos os dias assim como o sol nasce, nosso corpo se transforma, está sempre em movimento. O resultado é basicamente renovar a vida celular, a qual tem uma longevidade curta, necessitando se regenerar. Toda massa muscular é refeita pelo metabolismo em 10 dias, nossos órgãos também são regenerados em um período quase que mensal. Isso não significa que se possa utilizar deste movimento de renovação celular para agredir o corpo com um estilo de vida não saudável, não funciona assim. Quando há dificuldades metabólicas, existem uma séries de prejuízos na formação de tecidos: lentidão e possíveis mutações.


Uma excelente forma de melhorar o seu metabolismo, mas especificamente, o anabolismo, é praticando atividade física. Anabolizar é sinônimo de construir! Um bom exemplo são os praticantes de musculação que conseguem aumentar a densidade da massa muscular com exercícios utilizando carga. Durante o treino há uma aceleração no catabolismo, que significa basicamente destruir o tecido. Mas não pense que o corpo vai deixar isso acontecer, ao perceber essa utilização do músculo e queima de energia, ele muito inteligente, utiliza os nutrientes presente nos alimentos para realizar os processos de anabolismo, assim ocorre uma transformação positiva, com uma reposição tecidual formada de acordo com os substratos oferecidos na alimentação. Por isso é muito importante ter alimentos na dieta coerente com as necessidades energéticas de cada tipo de treino e metabolismo.


Não se pode esquecer da água, que compreende 70% do corpo humano e está presente em todas as reações metabólicas do organismo. Hidrate-se!


3 Alimentos ligados ao metabolismo positivo:

- Maçã. (Papel fundamental na proteção do estômago.)

- Mamão. (Trás uma série de benefícios para o intestino, que quando funcionando bem, garante um ciclo do alimento correto em absorção e digestão.)

- Gengibre. (Aumenta a velocidade das reações e tem poder antiinflamatório.)


OBS: As maçãs devem ser muito bem lavadas, devido ao seu consumo ser com casca, hoje em dia, com a quantidade de agrotóxicos utilizada em sua produção, temos que ter cuidado dobrado.


3 Alimentos ligados ao metabolismo negativo:

- Pão. (Os que possuem farinha de trigo refinada podem causar aumento de gordura corporal e resistência à insulina, diminuindo a absorção de energia promovida pela ingestão alimentar.)

- Refrigerantes. (Mesma explicação dos pães. Quanto mais açúcar refinado, mais o corpo cria reservas no tecido, dificultando o metabolismo da alimentação. Não deixei de citar ele por conta de ser um dos produtos mais consumido do mundo.)

- Alimentos congelados. (Vejo um crescimento deste tipo de estratégia para facilitar a correria do dia-dia, mas infelizmente é um método que reduz em até 20% os nutrientes presentes no alimento. Muitas vezes isso é agravado quando o descongelamento é feito via microondas, que reduz ainda mais o valor biológico presente neste tipo de alimentação congelada. Sem falar que há radiação emitida pelo aparelho, recheando a comida com toxinas.)


Mais para frente vou comentar sobre o balanço nitrogenado, aprofundando mais um pouco sobre o metabolismo. :)


JAYME ASSUNÇÃO

NUTRICIONISTA

CRN 11090/P

Compartilhe

Deixe seu comentário