MAV COMPLETA 21 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS

MAV realizou diversas ações em 21 anos, confira retrospectiva. Veja Plano Pedagógico e suas respectivas atividades e objetivos.

Foto: MAV

O Movimento Água é Vida - MAV - foi fundado em 21 de maio de 1997, data em que foi celebrada uma missa ecuménica em frente ao Hospital Geral Clériston Andrade por Dom Itamar Vian (atual Arcebispo Emérito de Feira de Santana) e outras entidades religiosas. O objetivo era chamar a atenção de todos para a falta de profissionais de saúde naquele hospital, onde muitas pessoas morriam. Após o ato, sob a coordenação do Padre Luiz Ângelo, fizemos uma avaliação e criamos o  Movimento Popular em Defesa da Saúde Pública de Feira de Santana. Em 1998, o então governador César Borges enviou um decreto para a Assembleia Legislativa da Bahia, para privatizar a embasa.  Automaticamente, todos os municípios que tinham contrato com a embasa aderiram ao decreto.  O Movimento entrou em ação com o objetivo de sensibilizar para que a privatização não acontecesse em Feira de Santana, logo tornando a cidade piloto na Bahia. Em 2002, realizamos o primeiro projeto de iniciativa popular. Para isso, era necessário 13250 assinaturas do eleitorado de Feira. Conseguimos 24896. Após essa mobilização, em toda Bahia, o governo recuou, e a embasa não foi privatizada.

Em 2003 mudamos para o MAV - Movimento Água é Vida - em Defesa da água, da saúde e do meio ambiente. Sendo registada como ONG, em seguida, elegemos nossa missão: Cuidar da água, da saúde e do meio ambiente.

Durante esses 21 anos foi realizado:
-9 Seminários sobre água e saúde. Sendo que, em um deles foi apresentada a proposta da criação dos conselhos locais de saúde, o que se tornou uma realidade.
-1 Encontro sobre a questões ambientais em Feira de Santana.
-7 Caminhadas em comemoração ao dia da água.
-2 Conferências:

2006: entre as propostas aprovadas estava a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Muitas entidades aderiram a proposta e o município criou a secretaria.


2009: realizamos a segunda conferência e mais uma vez entre as propostas, veio a da regularização do CONDEMA, pois estava com apenas 7 membros. Realizamos algumas reuniões com a cidade e conseguimos os 21 membros.

-O Projeto Trabalho Decente foi um dos marcos do ano de 2017, sendo um convênio realizado entre Movimento Água é Vida - MAV e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE (Bahia). Esse convênio visou profissionalizar os catadores informais de materiais recicláveis, nos municípios de Conceição do Jacuípe, Irará, Santo Estevão, Feira de Santana, Santanópolis e Amélia Rodrigues. Foram selecionados 30 alunos por município, porém em Feira de Santana foram 60 alunos, num total de 210 beneficiados. A partir disso, foi realizada a doação de EPI´s – Equipamento de Proteção Individual – e a certificação dos mesmos. O projeto tinha como objetivo melhorar a vida do catador.

Hoje, o MAV possui três projetos em andamento: O OGR, o Árvore Viva e o Plano Pedagógico.
O Projeto OGR, ou Óleos e Gorduras Residuais, tem como objetivo geral: melhorar as condições socioambientais da região através da coleta e reciclagem dos óleos e gorduras residuais, reduzindo a sua quantidade no meio ambiente. O MAV faz a coleta desses resíduos usados e dá uma destinação ecologicamente correta.

O Projeto Árvore Viva, tem como objetivo principal colaborar com a redução da poluição e amenizar os índices de árvores desmatadas para a produção de papel. Onde é realizada uma coleta desse resíduo sólido, que é armazenado e reciclado, podendo ser doado, caso estejam em boas condições.

O Plano Pedagógico tem dois objetivos gerais, sendo eles:

1. Continuar despertando nas comunidades escolares e demais organizações envolvidas o senso de responsabilidade para com o ambiente em que vivem.

2. Promover atividades pedagógicas que contribuam para a formação de uma consciência ambiental de uso sustentável do meio ambiente.

O plano visa atuar através de quatro tipos de atividades:

1. Uma contínua e desenvolvida articulação com o currículo das escolas participantes do projeto;

2. Uma de ações mais pontuais como gincanas, palestras, oficinas, pesquisas.

3. A terceira será visando o ensino superior e será voltado para a profissionalização dos membros do MAV e palestras para o ensino superior com pessoas especializadas.

4. Acompanhar os alunos em seus projetos e objetivos de vida e orientá-los diante do que querem para seu futuro, dando-o mais chances de realizar esse feito. 

Compartilhe

Deixe seu comentário