Estoque de plaquetas de Hemoba está baixo; saiba onde doar sangue

Coordenadora diz que Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) registra redução nos estoques de bolsas e faz apelo para que a população contribua.

Foto: Joaquim Neto

O estoque de plaquetas da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está em baixa, segundo afirma a coordenadora do Hemoba em Feira de Santana, a enfermeira Nilza Azevedo.

De acordo com a enfermeira, no período de chuva o número de doadores cai, já que muitas pessoas enfrentam problemas de logística para se locomover à cidade e passam a não doar sangue.

“Na verdade, a Unidade de Feira está com um estoque praticamente zerado em relação às bolsas de sangue. Por isso, será realizada uma campanha para pleitear o maior número de bolsas possíveis. A meta é 150 bolsas em 48h”, explica.

Para aproximar o Hemoba do público e incentivar a doação de sangue, a fundação dispõe até sexta-feira (11), uma unidade móvel que está atendendo na Faculdade de Tecnologia & Ciências (FTC). Além da instituição de ensino, as doações poderão ser feitas no estacionamento do Núcleo Regional de Saúde (antiga DIRES), em horário comercial, após a campanha com o ônibus itinerante.

A ação acontece das 8h às 17h e pretende conseguir um crescimento considerável na doação de bolsas de sangue.

Critérios de doação
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde; pesar 50 quilos ou mais; e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. Para os que tomaram a vacina contra o vírus H1N1, deve ser respeitado o prazo de dois dias após a vacina para a doação.

Informações do repórter Joaquim Neto
 

Compartilhe

Deixe seu comentário