O que você sabe sobre ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’?

Em 1968, chegava aos cinemas, em Washington, capital dos Estados Unidos, o longa-metragem “2001

NEXO JORNAL

Em 1968, chegava aos cinemas, em Washington, capital dos Estados Unidos, o longa-metragem “2001: Uma Odisseia no Espaço”. O filme foi dirigido pelo cineasta americano Stanley Kubrick e concebido em parceria com o escritor Arthur C. Clarke, autor de um romance homônimo. A narrativa, considerada um marco na história da ficção científica, retrata a evolução humana ao longo de milhões de anos: dos homens-macacos australopitecos à chegada ao espaço, no século 21. Segundo o crítico Michel Ciment no livro “Kubrick”, o diretor “criou um filme que fez, repentinamente, todo o cinema de ficção científica envelhecer, correndo o risco de decepcionar seus ‘especialistas’ que não encontravam materializados nele seus caros extraterrestres e de deixar perplexos os ‘amantes’ do gênero pela audácia de sua narrativa”. 

O Nexo preparou um “verdadeiro ou falso”, com afirmações sobre a narrativa e o impacto do filme à época do lançamento, para você testar o quanto sabe sobre a história do cinema e da ficção científica. Parte das informações foi retirada do livro “2001: Uma Odisseia no Espaço - Stanley Kubrick, Arthur C. Clarke, e a criação de uma obra-prima”, do fotógrafo e cineasta Michael Benson, sobre os bastidores da produção. Preparado? 

1. O longa-metragem é baseado no romance “2001: Uma Odisséia no Espaço”, de Arthur Clarke, publicado em 1960.   

( )Verdadeiro 

( ) Falso 

2.A produção foi sucesso de público e crítica logo na estreia. 

(  )Verdadeiro 

(  ) Falso 

3. Junto com o poema sinfônico “Assim falou Zaratustra”, de Richard Strauss, a música “Sonho de uma Noite de Verão”, de Felix Mendelssohn, tornou-se marca registrada do longa, e até hoje é relacionada ao espaço. 

(  ) Verdadeiro 

(  ) Falso 

4. Apesar da predominância de críticas negativas nas primeiras exibições, “2001: Uma Odisseia no Espaço” foi um dos maiores sucessos de bilheteria em 1968 

(  ) Verdadeiro 

(  ) Falso 

5. Um dos ícones do filme é o computador HAL-9000, instalado na nave Discovery, que se comunica essencialmente por mensagens de texto em telas distribuídas pelo compartimento. 

(  ) Verdadeiro 

(  ) Falso 

6. O longa foi o último filme de ficção sobre a chegada do homem à Lua antes de o homem chegar à Lua. 

(  ) Verdadeiro 

(  ) Falso 


Kubrick bateu seu recorde na cerimônia do Oscar de 1969. “2001” é seu  único filme vencedor de quatro estatuetas. 

(  ) Verdadeiro 

(  ) Falso 


Apesar de o filme ter poucas falas, os primeiros diálogos ocorrem logo nas cenas iniciais. 

(  ) Verdadeiro 

(  ) Falso 

As primeiras cenas da sequência “Aurora do Homem”, que abre o filme, são interpretadas por macacos treinados, um dos motivos pelos quais o filme teve tantas críticas negativas em 1968. 

(  ) Verdadeiro 

(  ) Falso 

O astrônomo Carl Sagan foi convidado por Stanley Kubrick e Arthur Clark para ajudar a resolver o impasse relacionado à representação da figura do extraterrestre. 

(  ) Verdadeiro 

(  ) Falso


Compartilhe

Deixe seu comentário