Sec. de Saúde apresenta serviços que serão disponibilizados na Micareta

A diretora da Rede Própria de Saúde integrada, Joana Queirós, diz que a população não deve entrar em pânico em relação à Influenza- A (H1N1).

Foto: Marcelo Fernandes

VIGILÂNCIA À SAÚDE

Vigilância Sanitária

As ações da Secretaria de Saúde começam oficialmente hoje (19) no dia de abertura da Micareta de Feira 2018 e vai até o último dia da festa. Serão desenvolvidas atividades de educação e vigilância sanitária, no circuito da festa. Entre elas, está o aconselhamento sobre as doenças sexualmente transmissíveis, unidades de saúde de pronto atendimento, e inspeções sanitárias no evento.

Além disso, haverá a instalação de leitos para os primeiros cuidados dos pacientes durante o carnaval fora de época. Entre os atendimentos mais realizados, o coma alcoólico é o mais frequente. A novidade para este ano é que a Secretaria contará com o apoio do helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para prestar possíveis socorros de imediato aos foliões, caso os mesmos precisem de uma transferência de urgência.

H1N1

A diretora da Rede Própria de Saúde integrada, Joana Queirós, diz que a população não deve entrar em pânico em relação à Influenza- A (H1N1). “Quanto à doença, o trabalho é de prevenção. Na próxima semana, o Ministério da Saúde passará a disponibilizar as vacinas conforme calendário. Cuidados básicos como, assepsia das mãos e beber água são algumas das medidas preventivas”, disse a diretora.

Fiscalização de Ambulantes

A Divisa de Saúde estará a postos 24h diariamente durante os dias da folia de Momo para realizar a fiscalização de restaurantes e bares no circuito da festa. Os plantonistas atuarão também na fiscalização de barracas. 

Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids)

Será disponibilizado para a população testagens para HIV e Sífilis.

Vigilância Ambiental

As equipes contra as endemias ganharão um reforço no período da Micareta. Os locais de grande aglomeração de pessoas serão vistoriados pelas equipes de agentes de saúde. Além disso, os camarotes vão ter inspeções intensificadas. A Secretaria disponibilizará equipes de plantonistas visando o atendimento a possíveis emergências.

 

Compartilhe

Deixe seu comentário