‘Você não é o que você come’: Mitos, dietas e mal do século; nutricionista alerta sobre alimentação

Não há nenhuma fórmula de regime que se aplique a maior parte dos grupos, a questão é a individualidade.

Bom Dia Feira

Quais são os alicerces para uma vida plena? Como tratar a saúde antes da doença? As respostas para estas perguntas são um dos principais questionamentos nos consultórios de nutrição, que é motivada pelos maus hábitos de alimentação da vida contemporânea. Em entrevista ao programa Linha Direta com o Povo, a nutróloga, doutora em endocrinologia e metabologia, Carla Freitas, dá dicas importantes para ter uma saúde mais equilibrada.

A nutróloga aponta que os principais problemas causados por uma rotina de vida descontralada, são: refeições erradas e obesidade. Confira os tópicos levantados pela doutora com base nas queixas mais suscitadas durante os atendimentos.

“Você é o que você come”

Você é o que você come e o que consegue absorver. Não basta o indivíduo ingerir um alimento saudável, se o mesmo não tem uma capacidade boa digestão, afirma a especialista.

“O mal do Séc. XXI”

Entre a população mundial, o número de pacientes obesos tem crescido significativamente. Até o final do séc. XX uma das principais enfermidades que afetavam as pessoas, de modo geral, era a desnutrição. Após os a recente revolução tecnológica, a obesidade se tornou o grande vilão da vida contemporânea, ultrapassando o número pacientes com baixo teor proteico. 

As dietas

Não há nenhuma fórmula de regime que se aplique a maior parte dos grupos, a questão é a individualidade. A exemplo, o jejum é uma estratégia adotada em pacientes específicos, não um método a ser utilizado de forma arbitrária.

O carboidrato

O carboidrato é essencial na alimentação do corpo humano. A retirada deste grupo orgânico das refeições pode ocasionar uma piora no estado de saúde da pessoa, provocando o enfraquecimento, mal-estar, cansaço, falta de energia e irritabilidade. Este composto tão essencial ao organismo se divide em duas categorias: simples e composto. O primeiro se resume aos farinhaços industrializadas, farinha de trigo, tapioca, aveia, mandioca, entre outros – estes são menos ricos em índices energéticos quando comparados à família dos compostos.  Já o segundo é constituído por comidas naturais, “da terra”, como, batata-doce, banana-real, frutas, e raízes em geral.

Os mitos

A maneira em que um produto é servido faz diferença na capacidade nutricional que o mesmo pode apresentar. O teor proteico de um alimento varia com a forma em que o mesmo é ingerido, seja este cozido, assado ou (desi)hidratado. Uma refeição pode variar entre aliado e vilão, a depender do seu preparo.

Qualidade de vida

O bem-estar físico é consequência do estilo de vida adotado pelos grupos sociais. Corpo bonito não é índice de saúde. A prática de esportes, sono regular e boa hidratação são alguns dos fatores fundamentais para a perda de gordura natural e ganho de massa magra. Os medicamentos são um dos últimos recursos de ajuda que os pacientes devem procurar, o ideal é que os exercícios naturais de cuidados pessoas sejam os primeiros e principais remédios do corpo.

 

Compartilhe

Deixe seu comentário