Fórum Social Mundial (FSM)

Entre os dias 13 e 17 de março Salvador recebe o Fórum Social Mundial (FSM). Nos cinco dias de evento os participantes, vindos de 120 países, podem escolher entre as mais de 1.300 atividades programadas

Entre os dias 13 e 17 de março Salvador recebe o Fórum Social Mundial (FSM). Nos cinco dias de evento os participantes, vindos de 120 países, podem escolher entre as mais de 1.300 atividades programadas. A maior parte vai acontecer no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas também estão distribuídas em espaços como Estádio de Pituaçu, Parque de Exposições, Parque São Bartolomeu, Concha Acústica, Biblioteca Central, Sala Walter Silveira, Palacete das Artes, Pelourinho, Centros Culturais de Alagados e Plataforma e Casa da Música.

Com o tema ‘Resistir é Criar, Resistir é Transformar’, o evento aborda 19 eixos temáticos entre os quais estão Ancestralidade, Terra e Territorialidade; Comunicação, Tecnologias e Mídias livres; Culturas de Resistências; Democracias; Democratização da Economia; Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental; Direito à Cidade; Direitos Humanos; Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos; Feminismos e Luta das Mulheres; Migrações; Mundo do Trabalho; Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia e Povos Indígenas, entre outros.

Em meio a tantos retrocessos, perda de direitos, garantias democráticas e liberdades pelo mundo, a proposta deste FSM é  pensar saídas comuns para a humanidade num encontro que se dá na ótica solidária, democrática e de respeito às diversidades, para enfrentar as causas das várias formas de violência e desigualdades sociais.

A Cáritas Brasileira participa ativamente do Fórum Social Mundial propondo atividades ou sendo co-proponente. Veja a Programação da Cáritas no FSM:

Vivência Comunidade Rio dos Macacos: Povos, Água e Territórios: Lutas e Resistências

Objetivo: Refletir as questões agrárias, do direito a água e aos territórios no Brasil, a partir do caso emblemático da Comunidade de Rio dos Macacos e do testemunho das comunidades quilombolas, indígenas, pescadores/as, ribeirinhos e urbanos que encontram-se em processo de resistência as impactos provocados pelo atual modelo de desenvolvimento que mata e viola direitos.

Dia: 13 de Março de 2018

Horário: 10h ás 15h

Local da Atividade: Comunidade de Rio dos Macacos/ Simões Filho-BA

Entidades Proponentes: Comunidade de Rio dos Macacos, Articulação Nacional das Pastorais do Campo, Cáritas Brasileira, Comissão Pastoral dos Pescadores(CPP), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (CIMI)

Seminário Internacional: O rosto da mulher na migração atual

Objetivo: Refletir sobre a realidade de vulnerabilidade a que estão sujeitas as mulheres em situação de migração e discutir formas de assistência e solidariedade. O momento vai contar com a presença e o depoimento de três mulheres imigrantes vindas da Síria, do Congo e da Venezuela.

Dia: 14 de Março

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório do Convento de São Francisco

  Largo do Cruzeiro de São Francsico, s/n

  Centro Histórico – Salvador – BA

 Painel: Conflitos Socioambientais, e a perspectiva da construção do Bem Viver

Objetivo: Explicitar a crítica ao modelo de desenvolvimento capitalista que viola a vida e destrói o meio ambiente, apontando estratégias de enfrentamento e de construção de alternativas do Bem Viver.

Entre os convidados para o painel estão os seguintes representantes:

  1. Ruben Siqueira (Comissão Pastoral da Terra – CPT)
  2. Carolina dos Anjos (Professora da Universidade Federal do Paraná)
  3. Rosivaldo Ferreira da Silva (Cacique Babau – Tupinambá)
  4. Clóvis Amorim (Pescadora – Movimento Nacional dos Pescadores/as)
  5. Fátima Barros (Quilombola –Tocantins)
  6. Agricultura Familiar (Movimento de Pequenos Agricultores – MPA)
  7. Magno Luz (Movimento por Soberania Popular na Mineração)
  8. Movimento do Povo em Situação de Rua  (Aurora da Rua / Projeto Levanta-te Anda)
  9.  Rosenilda Gregório dos Santos (Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu –Território do Povo Gamela)

Dia: 14 de Março de 2018

Horário: 14h ás 16h

Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Pavilhão de Aula da Federação (PAF 1) – Ondina

Painel Ecumênico: As Igrejas na resistência aos cenários de golpe na América Latina

Objetivo: Refletir qual o papel das igrejas, organizações, pastorais sociais diante do cenário de golpes na América Latina.  O momento contará com a presença de Frei Marcelo Barros (Escritor e teólogo, Monge Beneditino), Pastora Cibele Kuss (Coordenação do Fórum Ecumênico Brasil; Secretária Executiva da FLOD e pastora Luterana), Pastora Odja Barros (Teóloga Batista, Biblista feminista),Teólogo Junior Aquino (Filósofo e teólogo católico, assessor das pastorais sociais), Pastor Henrique Vieira (Pastor, Cientista Social – Frente Evangélica pelo Estado de Direito), Teólogo Diego Irarrasaval (Teólogo católico Chileno, Fórum Mundial de Teologia e Libertação).

Dia: 15 de Março de 2018

Horário: 9h ás 12h

Local: Teatro ISBA

Av. Oceânica, 2717 – Ondina

Roda de Diálogo: A construção e implementação do Marco Regulatório no Brasil para transferência de recursos públicos e privados para as Organizações da Sociedade Civil – OSCs

Objetivo: Estimular a construção e a implementação de marcos regulatórios no Brasil e Equador para a transferência de recursos públicos e privados para as organizações da sociedade civil. 

Dia: 15 de Março

Horário: 9h30 às 12h

Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Pavilhão de Aula da Federação (PAF) – Faculdade de Farmácio – Sala 1  – Ondina

Conferência: Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento

Objetivo:  Discutir a “Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento” trazendo debatedores de diversas instituições que trabalham com o tema, da América Latina e da Europa, bem como visa apresentar e debater a Plataforma Política da UNICOPAS – “Por um Brasil Cooperativo e Solidário”.

Com a presença de diretoras e diretores da UNICOPAS e suas Centrais de Cooperativas que a constitui – UNISOL Brasil, Unicafes, CONCRAB e UNICATADORES – a Conferência ainda vai contar com Centrais de Cooperativas, Federações e organizações que apoiam o setor, como integrantes da CICOPA Américas (Organização Internacional das Cooperativas de Produção Industrial, Artesanal e de Serviços das Américas), da Nexus Emilia Romana e Nexus Brasil (Instituto de Cooperação Internacional da Confederação Geral Italiana do Trabalho da Emilia Romana – CGIL – Itália), e Cáritas Brasileira.

Dia: 15 de Março de 2018

Horário: 9h ás 12h45

Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Pavilhão de Aula da Federação (PAF 1) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Sala 1  – Ondina

Sobre a Cáritas Brasileira

A Cáritas Brasileira é uma das 164 organizações membro da Rede Cáritas Internacional. Com 61 anos de história no país, a Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que atua como uma rede solidária com mais de 15 mil agentes espalhados por todo o território nacional. Os agentes Cáritas são em sua maioria voluntários e voluntárias que atuam em áreas como migração e refúgio, risco e emergências, infância e juventudes, economia solidária, comunidades tradicionais, mulheres e convivência com os biomas.

SERVIÇO

Cáritas Brasileira no Fórum Social Mundial

De 13 a 17 de Março de 2018

Salvador – BA

Mais informações sobre a programação completa

Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira

Jucelene Rocha

(11) 98694-1616

comunicaçã[email protected]

Compartilhe

Deixe seu comentário