A importância da massa muscular no corpo humano

Construir massa muscular é essencial para a manutenção do envelhecer.

Foto: Reprodução

Quando começamos a querer produzir massa muscular, aumentam também a autoestima, concentração, força, resistência e toda a qualidade de vida. Isso se deve porquê quem segura nosso corpo em pé é justamente o músculo que além disso tem papel fundamental para a produção de hormônios, enzimas e síntese da alimentação para produção de substratos necessários para todo o funcionamento do organismo.

Quando nascemos, vamos crescendo e chega a um ponto que começamos a envelhecer. Com isso menor produção hormonal, menor absorção de nutrientes, redução na velocidade da digestão, baixa do sistema imunológico e etc. A literatura diz que a partir dos 28 anos de idade entramos nessa fase. O que muda de indivíduo para indivíduo é o estilo de vida.  Construir massa muscular é essencial para a manutenção desse envelhecer. Como falei anteriormente, se você tiver uma boa quantidade de músculo tudo funciona melhor, inclusive a sua mobilidade hoje e mais tarde quando estiver mais velho(a). 

Musculação e exercícios com carga são fundamentais e únicos para a construção desse tecido, quando associados a uma distribuição adequada de macro e micronutrientes tem bons resultados. Por isso vamos praticar esse tipo de atividade para termos uma excelente saúde, publiquei anteriormente um texto sobre sarcopenia, que é chamada mais atenção em idosos por a situação já está agravada devido as limitações da idade, mas ela começa bem cedo no fim da fase adulta. A cada 10 dias temos a troca total do tecido muscular por uma dádiva celular chamada renovação. Então ao envelhecer reduz a quantidade dessa formação natural do corpo, ai é que entra a musculação como combatente direto dessa síndrome que significa perda de carne, que é músculo. Aproveitando essa reconstrução do tecido, quando se faz exercícios que precisam de força, o organismo com os nutrientes necessários formam um novo tecido de diferente composição, sendo mais forte e resistente.

Dessa forma, devemos adotar um estilo de vida mais adequado para essa correria do dia-dia, buscando sempre mais saúde para combater a poluição alimentar do século. A tendência é o tempo encurtar, onde muitas vezes muitos(as) nem se sentam para comer e mastigar. A hora é agora, mais tarde só para quem não sabia, quem já sabe tem o dever de se cuidar! 

Bons treinos, foco! CRN5: 11090/P


Comentários