Coma estes 3 alimentos quando estiver estressado

Consumindo esses alimentos, o trabalho vai fluir melhor e você ainda chega em casa à noite com menos fome.

Foto: Reprodução

Quando o clima no trabalho anda tenso ou a relação com a pessoa amada não está das melhores, seu corpo produz mais cortisol – hormônio que aumenta o apetite por comidas açucaradas e gordurosas, e até pode disparar a compulsão. Vá atrás de alimentos que ajudam a relaxar. Como:

1. Melancia


O carboidrato presente na fruta estimula o cérebro a produzir serotonina, o neurotransmissor que aumenta a sensação de bem-estar e deixa você mais calminha. Use a estratégia esperta de bater a melancia (1 fatia fina) com canela em pó (1 colher de café), pois a especiaria contribuiu para reduzir a velocidade com que a fruta libera glicose na corrente sanguínea. Se quiser, triture as sementes junto – elas têm glutationa, um antioxidante com ação antifúngica, o que favorece o intestino, órgão que produz até mais serotonina que o cérebro.

2. Sardinha

Não torça o nariz: o ômega-3 presente no peixe contribui para manter sob controle os níveis de cortisol e adrenalina, de acordo com um estudo publicado na revista americana científica Diabetes & Metabolism. Mas não adianta comer sardinha uma vez ou outra: “É importante que os peixes ricos em ômega-3 entrem no cardápio pelo menos quatro vezes por semana”, orienta Gisela Savioli, autora do livro Alimente Bem Suas Emoções (Edições Loyola).

3. Abacate


Ele tem quase só gordura (exatamente o que você procura quando está estressada), mas é a da boa, que, entre vários outros benefícios, melhora as habilidades cognitivas, segundo um estudo da Universidade de Tufts, nos EUA, divulgado na revista Nutrition. A gordura do abacate ainda sacia. Então, sempre que o dia prometer ser longo e estressante, leve a fruta (meia unidade pequena) batida com água de coco (300 ml) numa garrafinha térmica. O trabalho vai fluir melhor e você ainda chega em casa à noite com menos fome.

Compartilhe

Deixe seu comentário