Se importar e agradecer, abre portas...

Foto: Reprodução

Existem basicamente duas formas de viver e se relacionar consigo e com os outros nas sociedades modernas. A primeira forma corresponde a uma proposta de vida que chamo de reativa e a outra é proposta que considero como sendo a proativa.

Quando digo reativo estou evocando uma idéia de atraso, de retorno, em que as pessoas são compelidas a viver de forma cíclica, e neste formato, como já se pode deduzir não há possibilidade de avanço, de superação, nem expectativa de sair do lugar onde estamos. Quem adota tal proposta vive de forma circunstancial sendo, portanto, guiado por circunstâncias ou como se diz no popular “sendo levado pela maré”. Essas circunstâncias podem promover o surgimento de idéias que contribuem para o pior da vida. Tais idéias são facilmente percebidas e identificadas quando convivemos com pessoas que vivem reclamando, se queixando, acusando, cobrando, castrando, punindo e buscando sempre ter razão em tudo. 

Esse comportamento destrói qualquer intenção de um relacionamento sadia e pode comprometer ainda a saúde psicossocial tanto da pessoa que vive nessa proposta de reatividade quanto às pessoas a sua volta. Esta proposta reativa se constitui numa forma doentia de viver, que contamina o meio e os indivíduos, pois, ao invés de promover idéias proativas para sociedade compreendida na forma de instituições como família, empresas e associações, torna pessoas e grupos propagadores da autossabotagem e ingratidão.

A proposta de vida proativa, ao contrário, propõe a idéia da evolução, da harmonia e da determinação que evocam as idéias de caráter, talento, esforço, vocação, disciplina, pontualidade, liberdade, paixão e felicidade se trata de um tipo de programação neuro-lingüística  que atrai o melhor de cada um.

Uma forma de atrair positivamente e proativamente as pessoas é praticar a solidariedade! Ser solidário e celebrar se constitui num excelente elixir pessoal e social.  A celebração ou a ação de celebrar produz: vida, paz e tranqüilidade da alma! Esta por sua vez promove a auto-estima e o amor que é o tudo, para todos. Se importe com quem você ama, ame a quem você ainda não se importa e deseje sempre  que a sua vida e a de outros  seja prospera em todos os sentidos. 

Dica: arrume o guarda-roupa, limpe bem o seu banheiro e experimente se receber na sala de estar.

Lembre-se: atitudes iguais produzem efeitos iguais, enquanto atitudes diferentes, efeitos diferentes.

Bom Natal e Feliz 2018!

Compartilhe

Deixe seu comentário