Segundo o IBGE, 24,8 milhões de brasileiros viviam em pobreza extrema em 2016

Segundo o IBGE, em 2016, o Brasil possuía 24,8 milhões de pessoas que viviam na miséria, o que corresponde a 53% a mais que o ano de 2014.

Paula Fr�es/BBC

Em 2016, pessoas que viviam com renda inferior a ¼  do salário mínimo por mês (equivalente a R$ 220,00), era mais de 24 milhões. O resultado da pesquisa mostrou que esse número representou um aumento de 53% na comparação com 2014, ano que teve início a crise econômica no Brasil.

Esse número de pessoas na miséria corresponde a 12,1% da população do país, conforme aponta a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento do IBGE, que foi realizado em 2014, mostrou que havia 16,0 milhões de brasileiros com rendimento mensal abaixo de ¼ do salário mínimo.  Logo, significa em houve um aumento de 8,6 milhões de pessoas com esta faixa de renda em apenas 2 anos.

De acordo com a classificação adotada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as pessoas que possuem renda de até ¼ do salário mínimo per capita vivem na chamada “pobreza extrema”. Já os que vivem com até meio salário mínimo são classificados como “pobreza absoluta”.

Na distribuição por regiões, o Nordeste é a região que possui mais pessoas em situação de extrema pobreza, sendo 13,1 milhões de pessoas vivendo com menos de ¼ do salário mínimo por mês. Já a região do Brasil que apresenta o menor número é o Centro-Oeste, com cerca de 900 mil pessoas.

Compartilhe

Deixe seu comentário