Bom Dia Agora por Dilson Barbosa

Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram
Dólar R$ 3,169
Euro R$ 3,731
17 de outubro de 2017
TODAS AS NOTÍCIAS ›

Bahia
Começa hoje em Salvador a Campus Party, maior feira de tecnologia do Brasil; veja programação

09/08/17 às 10:22
Serão mais 300 palestrantes, em mais de 250 horas de conteúdo.
Aumentar Fonte Diminuir Fonte
Começa hoje em Salvador a Campus Party, maior feira de tecnologia do Brasil; veja programação
Salvador recebe a partir desta quarta-feira (09) a Campus Party Bahia, Considerada a maior feira de tecnologia do país. O evento, que vai até domingo (13), acontecerá na Arena Fonte Nova. Com o tema ‘Inovação Produtiva’, a Campus Party Bahia reunirá durante cinco dias jovens geeks e interessados em tecnologia e inovação, em um festival com temáticas de inovação, ciências, empreendedorismo, criatividade e entretenimento. Serão mais 300 palestrantes, em mais de 250 horas de conteúdo. Além de palestras, o evento contará com workshops, hackathons, jogos freeplay e as clássicas bancadas com internet de alta velocidade.

Os ingressos para campuseiros já se esgotaram, mas o evento oferece várias atrações de entrada aberta para o público no Open Campus, que funciona nos dias 10 e 11, das 10h às 21h, e no dia 12 das 10h às 18h. A estimativa é de que 40 mil pessoas passem por lá. Outros 4 mil participantes vão ficar acampados

Pela primeira vez no mundo, o Campus Party terá uma área especialmente dedicada às crianças. Durante três dias, serão oferecidas 10 horas de programação diária, em uma área de 100 metros quadrados, com atividades lúdicas inseridas no universo tecnológico.

A Campus Kids será um espaço de aprendizagem voltado para crianças entre 5 e 12 anos, que funcionará das 10h às 21h, na quinta (10) e na sexta-feira (11), e, no sábado (12), das 10 às 18h. No parque lúdico, as atrações apresentarão às crianças conceitos básicos de robótica, programação de computadores e sistemas de informação. Monitores demonstrarão o funcionamento de robôs, com explicações didáticas para a garotada.

Além de apresentações teatrais e contação de histórias, as crianças terão acesso a oficinas de programação em Minecraft, criação de games 2D e realidade aumentada. As oficinas serão realizadas em parceria com a Happy Code, escola de programação para crianças e adolescentes, e ocorrerão três vezes ao dia: a partir das 10h30, 15h e 17h30. São oito oficinas diariamente, cada uma com duração de 45 minutos, sendo as turmas fechadas de acordo com a ordem de chegada.

Acontecem ainda três workshops (empreendedorismo, ciência e inovação e entretenimento e criatividade) e dois hackathons em parceria com o governo, com temas de trabalho e mobilidade  (clique aqui para mais informações sobre o Desafio Bahia).

O público infantil também vai poder conversar com youtubers, escritores mirins e programadores. Eles falarão sobre temas como culinária para crianças e jovens, entretenimento, experimentos e games.

No Espaço Kids, o Stripulia, grupo de teatro e animação cultural, fará duas apresentações diárias, com uma hora de duração cada.A criançada poderá, ainda, participar da Batalha das Letrinhas, remontando uma história infantil, em computador, com a ajuda dos pais, mergulhar no universo dos contos, disponíveis em tablets, compartilhar suas leituras e livros preferidos, em tempo real e, com a ajuda de tecnologia desenvolvida pela startup baiana Tibi, virar um personagem e entrar em um livro.

A Campus Party terá uma área totalmente dedicada para que estudantes universitários deem visibilidade aos seus projetos acadêmicos que se destacaram pelo uso da tecnologia, criatividade e impacto social. O espaço, chamado Campus Future, ficará na Área Open do evento, que é gratuita e receberá diversas atrações de inovação e empreendedorismo.

Entre os projetos apresentados na Campus Future está o ‘AmmaMentar’, desenvolvido pelos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). O projeto é voltado a aproximar doadoras e solicitantes de leite materno via  sistema eletrônico disponível de forma gratuita e acessível pela internet e dispositivos mobile. A iniciativa ganha ainda mais relevância durante o Agosto Dourado – mês voltado ao incentivo e conscientização sobre a importância do aleitamento moderno.

Um robô independente, especializado na limpeza de parques, que coleta e separa o lixo reciclável e um aplicativo desenvolvido especialmente para auxiliar na aprendizagem de crianças com autismo. Essas e outras inovações criadas e desenvolvidas por alunos da Universidade Salvador (Unifacs) para o evento. 


Destaques da Programação – Arena
 
Grandes nomes de várias áreas da tecnologia, inovação, empreendedorismo, ciências, design e outras áreas do conhecimento irão compartilhar suas experiências. Saiba, abaixo, um pouco mais sobre os principais palestrantes que se apresentarão no palco principal da #CPBA.
 
09 de agosto
Ada Yonath – às 20h
A primeira mulher isrealense a conquistar um Prêmio Nobel de Química apresentará os seus estudos no desenvolvimento de antibióticos mais eficazes, que não deixem as células resistentes aos remédios.
 
10 de agosto
 Priscila Monteiro Kosaka
Dia 10 de agosto – às 16h
A brasileira Priscila Monteiro Kosaka é pesquisadora  ComFuturo no Laboratório de Bionanomecânica (IMN-CSIC, Espanha). Na Campus Party falará sobre como a fusão de sistemas nanomecânicos com outras nanotecnologias promissoras produzirá ferramentas de diagnóstico ultras-sensíveis e altamente confiáveis para ensaios clínicos.
 
Jon “Maddog” Hall
Dia 10 de agosto – às 17h15
Jon "maddog" Hall é membro do Board of the Linux Professional Institute. Desde 1969, Maddog (como ele prefere ser chamado) têm sido programador, designer e administrador de sistemas, gerente de produto, gerente de marketing técnico, autor e educador e atualmente trabalha como consultor. Nessa palestra discutirá pontos importantes que você levar em consideração para escolher a melhor Single Board  Computer (SBC) para suas necessidades e algumas questões a considerar na escolha da SBC como plataforma ao passo de criar um produto.
 
Marcelo Branco
Dia 10 de agosto – às 18h30
Marcelo Branco é profissional de tecnologia da informação e comunicação. Ativista de software livre, pela liberdade do conhecimento, pelos direitos e novas formas de participação via Internet. Na Campus Party Bahia falará sobre uma nova democracia para a era da Internet na qual a capacidade autônoma de comunicação individual está transformando os movimentos sociais e precisam ser acompanhadas pelo poder público na construção de uma nova democracia mais participativa.
 
Ricardo Cappra
Dia 10 de agosto – às 20h
Ricardo Cappra é um cientista de dados que ajuda a resolver problemas complexos por meio de inteligência analítica. Dedica-se a encontrar formas de hackear negócios e o comportamento humano através da Ciência de Dados e, quando possível, Cappra transforma esses estudos em produtos e negócios. Na Campus Bahia, falará sobre: “A era dos algoritmos: como filtros invisíveis da Internet estão transformando a sociedade, governos e países”.
 
Irmãos Piologo
Dia 10 de agosto – às 21h30
Fazendo aquela bagunça que os campuseiros adoram, os irmãos Piologo estarão na Campus Party para contar como foi a trajetória da dupla rumo ao sucesso. Durante toda a palestra, serão exibidas animações, vídeos, dublagem das famosas vozes dos personagens do site e os campuseiros poderão fazer perguntas, imitar personagens e interagir com os irmãos mais malucos da websfera!
 
11 de agosto 
Mônica Souza
Dia 11 de agosto – às 13h
Uma turma inteira de meninas empoderadas usa as mídias sociais oficiais da Turma da Mônica para propagar uma mensagem: somos todas #DonasDaRua. A Mauricio de Sousa Produções acredita que seus personagens têm muito a contribuir no empoderamento das mulheres. Mônica Sousa contará como ela e sua equipe usam a força das mídias sociais para trabalhar a autoestima das meninas e seus direitos a oportunidades desde cedo.
 
Hugo Canuto
Dia 11 de agosto – às 17h15
Hugo Canuto é ilustrador freelancer e concept artist, trabalhando em meios digitais e tradicionais. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, expressa a relação entre arte e mitologia. Nesta palestra falará sobre como utilizar as plataformas digitais para criar e divulgar projetos, a importância do Financiamento Coletivo como meio de viabilizar iniciativas e os processos de transformar uma ideia em uma publicação.
 
Campus Party Itália: um inesperado engajamento de comunidades
Dia 11 de agosto – às 20h
2017 foi o ano que Itália conheceu a Campus Party. Nessa palestra, Giacomo Barbieri, coordenador de comunidades da Campus Party Italia, Jacopo Pontone, estudante de Ciência da Computação na Third University of Rome e Riccardo Linares, coordenador de Comunidade da Campus Party Italia irão contar algumas piadas e histórias de como as comunidades italianas tornaram a primeira edição da Campus Party Itália inesquecível.
 
Dado Schneider
Dia 11 de agosto – às 21h15
Dado Schneider é Doutor em Comunicação e Campuseiro. Autor do termo ""digiriatria"" - uma mistura de digi = digital + riatria = geriatria - ele conta com seu invejável cérebro de tanquinho para provar que conhecimento não tem idade. Nessa palestra falará sobre como a próxima década está quase chegando e nenhuma geração está pronta para ela.
 
Carlos Candido
Dia 11 de agosto – às 22h30
Carlos Cândido é Bacharel em Ciência da Computação, possui Mestrado em Engenharia Elétrica, com tema de pesquisa em Inteligência Artificial e é doutorando em Computação Natural. Em 2015, em parceria com um grande amigo, fundou o Mirante Lab, laboratório de tecnologia e arte que, entre outros diversos projetos e frentes de atuação, mantém um grupo de pesquisa sobre drones. NA #CPBA falará sobre como os drones estão revolucionando o mundo e o que podemos esperar dessa tecnologia.
 
12 de agosto
 Gabe Gabrielle
Dia 12 de agosto
Gabe é engenheiro, educador e palestrante motivacional. Em sua palestra, Gabe contará sua trajetória no programa espacial da NASA mostrando vídeos e fotos de lançamentos de ônibus espaciais, astronautas vivendo na estação espacial, os robôs exploradores e a curiosa jornada de pousar em Marte, além de apresentar curiosidades sobre o futuro do programa espacial. “Um astronauta tem que estabelecer objetivos e se divertir todos os dias, assim os sonhos se tornam realidade”, conta Gabrielle.
 
Candice Pascoal
Dia 12 de agosto – às 13h
Candice Pascoal é fundadora e CEO do site de financiamento coletivo Kickante. Fundado há três anos, a empresa é responsável por tirar mais de 50 mil projetos do papel graças às inovações trazidas pela plataforma ao mercado brasileiro e por gerar mais de 40 milhões de reais distribuídos para projetos ao redor do país. Foi a única ganhadora do prêmio Cartier Women’s Initiative Awards 2017. A premiação é considerada uma das mais importantes iniciativas do empreendedorismo feminino do mundo. É também reconhecida nos Estados Unidos como uma das dez brasileiras mais inovadoras na área de tecnologia no Brasil.
 
O Futuro do Trabalho
Dia 12 de agosto – às 16h
Nessa mesa redonda os ex-Ministros do Trabalho, Miguel Rosseto e Jacques Wagner debaterão juntamente com o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia, sobre como Governo e Sociedade devem se preparar para o futuro do trabalho e a substituição de diversos postos de trabalho por máquinas.
Participantes:
Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party
Miguel Rossetto é sociólogo e foi dirigente da CUT nacional. Deputado federal PT - RS, Vice - Governador RS, foi Ministro do Trabalho e Previdência Social.
Jacques Wagner é ex- governador da Bahia e ex-chefe da casa civil do Governo de Dilma Rousseff.

Serviço:
Campus Party Bahia
Edição Inovação Produtiva
De 9 a 13 de agosto de 2017
Arena Fonte Nova
Salvador – BA

Correio da Bahia

Comentários

Leia Mais

TVAgora

TEMPO DE CUIDAR - União Médica

mais vídeos ›