Você sabe o que é um nutrólogo? Entenda mais sobre o assunto

Profissional tem função diferente do nutricionista

Ainda pouco conhecido pela maioria da população, os nutrólogos são uma área da medicina diferente do tradicional nutricionista. A nutróloga Anne Stephany explicou um pouco a respeito da sua especialidade e do papel que pode exercer para ajudar o paciente a ter uma vida saudável a alcançar a tão sonhada qualidade de vida.

“O nutrólogo é um médico especialista em doenças nutricionais, minha especialidade hoje é nutrologia especialista em qualidade de vida, então vou trabalhar com você tudo o que for relacionado a sua qualidade de vida, então vai trabalhar em você tudo o que for para melhorar a sua vida de acordo com o que precisa o seu organismo. Todas as doenças que necessitam de uma abordagem nutricional o médico é capacitado para diagnostica e tratar”, afirmou.

A médica continua: “O nutrólogo não vai lhe prescrever a dieta, a gente trabalha com reeducação alimentar, vou te orientar para todos os alimentos que são saudáveis para o seu corpo, para que você melhore a sua vida. Para você dormir bem você precisa ter nutrientes bons, então vou te orientar para que você tenha tudo isso, para emagrecer para ter saúde é preciso que não se tenha obesidade, porque obesidade é doença”, pontuou.

Anne Stephany ressaltou que qualidade de vida não é apenas não estar doente, vai além. “Qualidade de vida não é só sinônimo de ausência de doença, mas sim permeia diversas áreas da sua vida, então é necessário um sono reparador, como está sua vida emocional, se você está bem com o seu trabalho, com a sua família,  então tudo isso interfere na sua alimentação, porque a maioria das pessoas compensa sua frustração na comida, e nesse momento não quer uma salada, mas sim o doce, o sorvete, a gordura, o hambúrguer, uma pizza”, disse.

De acordo com Anne, o nutrólogo trabalha com a reeducação alimentar e não com dietas que gerem total exclusão de alguns alimentos. “Toda restrição gera compulsão, se eu te disser que você não pode mais comer isso aqui, automaticamente acende uma luz de alerta no seu cérebro e você vai querer aquilo ali o tempo inteiro, então na verdade a gente não deve restringir nenhum alimento, porque todo alimento é importante, a menos que você tenha alguma intolerância e não possa consumir aquele alimento de forma nenhuma, fora isso é preciso equilibrar a alimentação, esse é o maior ponto”, salientou.

 

Compartilhe

Deixe seu comentário