Saúde apresenta números expressivos de procedimentos odontológicos

Na Atenção Básica, são feitos procedimentos clínicos como restaurações, extrações e limpeza

Os atendimentos de odontologia realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, por mês, são expressivos. De janeiro a abril deste ano, foram prestadas 11.392 consultas – entre manutenção, de retorno e primeira avaliação. Esses atendimentos foram realizados nos consultórios instalados nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na Atenção Básica, são feitos procedimentos clínicos como restaurações, extrações e limpeza. Também são desenvolvidas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, por meio de atividades educativas, aplicação de flúor e escovação supervisionada. Esse trabalho também é levado para as escolas pela equipe do Programa Saúde Bucal.

De acordo com o chefe da Divisão Odontológica, Arilson Pereira, os números de procedimentos de média e alta complexidade também são expressivos. Esses serviços são realizados nos dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), situados no bairro George Américo e na Praça Tiradentes (também conhecida como Praça do Gastão).

Nestes consultórios são realizados procedimentos de endodontia (canal), cirurgias, periodontia (gengiva), prótese dentária, além dos atendimentos a pessoas com deficiência.  Ainda tem o serviço de diagnóstico de câncer e de lesões da boca (estomatologia) que é oferecido no CEO do George Américo.

O acesso da população à atenção especializada se dá por meio de encaminhamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde e PSF. “Realizamos em média, por mês, 300 cirurgias e 160 tratamentos de gengiva”, citou Arilson. Ele acrescenta que a Secretaria de Saúde tem acolhido pacientes com câncer, que necessitam de tratamento odontológico, resultando em 150 procedimentos mensais de estomatologia.

Compartilhe

Deixe seu comentário