Dia Nacional de Combate ao Glaucoma nesta sexta-feira (26)

Doença é considerada pela OMS como a maior causa de cegueira no mundo

A próxima sexta-feira (26) é dedicada ao combate do problema de saúde que acomete cerca de um milhão de pessoas aqui no Brasil: o glaucoma. A doença é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

O glaucoma é uma doença crônica que não tem cura, porém, a maioria dos casos pode ser controlada com tratamento contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, aumentam-se as chances de se evitar a perda da visão.

Vale lembrar que como 80% dos glaucomas não causam dor ou incômodo no início, para ser detectado, é preciso prevenção. Principalmente a partir dos 40 anos, é necessário se submeter a exame oftalmológico detalhado que inclui a aferição da pressão intraocular, exame de fundo de olho e campo visual.

Nesse contexto, destacamos que o “Dia Nacional de Combate ao Glaucoma” é um momento propício para chamar atenção sobre esta doença, principalmente, nas interferências trazidas no que diz respeito à qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com glaucoma. 

 

Compartilhe

Deixe seu comentário