Cervejaria lança bebida em homenagem ao Flu de Feira

Com relação a bebida, Barros justifica a escolha do tipo Pilsen, uma das mais consumidas do Brasil, para brindar a torcida do Flu de Feira

A paixão pelo esporte e pelo time de futebol da cidade toma forma de garrafa: com a proposta de valorizar aspectos identitários de Feira de Santana, surge a cerveja Touro do Sertão, elaborada pela cervejaria artesanal feirense Sertões, uma homenagem ao Fluminense de Feira, tradicional clube da Princesa do Sertão.


A bebida, do tipo Pilsen, em embalagem de 600 ml, segundo um dos sócios da cervejaria, Matheus Oliveira Barros, 30, está no primeiro lote de vendas, com cerca de 5 mil garrafas, espalhadas em 18 pontos comerciais da cidade (entre bares, restaurantes e lojas de conveniências), além da sede da empresa. O diálogo com a diretoria do Fluminense de Feira começou há seis meses, mas somente este ano foi concretizado a parceria: a Touro do Sertão é a cerveja oficial do clube, com direitos de imagem e porcentagem em vendas revertidas ao time.


“A cerveja atende a nossa proposta estética que é falar da cidade, nossos imaginários, nossos símbolos. Por isso escolhemos o Fluminense, por que o time permeia a sociedade feirense com muita força”, comentou Barros, que é sociólogo de formação, mas não esconde a paixão por cervejas artesanais.


Segundo Barros, falar de futebol surgiu até de forma orgânica, natural. “A gente aproveita a relação entre futebol e cerveja para maximizar o consumo do produto, mas já tínhamos esse desejo desde que a cervejaria começou, mas agora se concretizou como uma parceria oficial”, comentou o sócio. A cervejaria Sertões tem dois anos de atuação e prepara também outro lançamento, dessa vez em homenagem a banda de rock/blues feirense Clube de Patifes.


Com relação a bebida, Barros justifica a escolha do tipo Pilsen, uma das mais consumidas do Brasil, para brindar a torcida do Flu de Feira. “Temos um publico alvo que são as pessoas que consomem as cervejas especializadas, mas como estamos lançando um produto que extrapola esse público, optamos por uma cerveja que agrade a gregos e troianos. Como a cerveja Pilsen é consumida em larga escala optamos por esse tipo. Por se tratar de um símbolo forte da cidade as pessoas querem consumir o produto e precisamos dar um paladar eficaz e com apelo. É uma Pilsen, porém uma Pilsen puro malte. As pessoas irão sentir a diferença com relação as tradicionais”, disse.


A estratégia, pioneira com relação ao licenciamento do escudo do clube em rótulos, segundo Barros, encontra um projeto similar no norte do país, com o clube paraense Remo. “Na Bahia, a única cerveja oficial é a do Fluminense de Feira, com contrato assinado, direito de imagem, o clube recebe as bonificações, diferente das outras cervejas”, esclareceu Barros. O preço de venda da garrafa é R$ 21,90.

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