Bom Dia Agora por Dilson Barbosa

Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram
Dólar R$ 3,319
Euro R$ 3,767
27 de junho de 2017
TODAS AS NOTÍCIAS ›

Saúde
Entenda a importância da mamografia na detecção do câncer de mama

27/04/17 às 09:36
Exame é recomendado anualmente para mulheres com idade igual ou superior aos 40 anos
Aumentar Fonte Diminuir Fonte
Entenda a importância da mamografia na detecção do câncer de mama
Foto: Daniela Oliveira

Um dos tipos de câncer que mais acomete as mulheres, o câncer de mama pode ser detectado pela mamografia. Segundo a mastologista, Marisa Queiroz, este é o exame mais importante para o diagnóstico da doença.

“Não é o único exame, mas é o mais importante. É o único exame que conseguiu diminuir a mortalidade do câncer de mama, diferente do ultrassom e da ressonância”, explicou.

A médica esclareceu que a mamografia causa um certo tipo de desconforto, porém não causa dor. “O exame é feito em um aparelho que tem duas bandejas, cada mama fica dentro de um período nessas bandejas, isso gera um incômodo, mas não dor”, informou.

Marisa Queiroz disse ainda que o recomendado é que mulheres com idade igual ou superior a 40 anos façam o exame uma vez por ano. “Para mulheres com baixo risco o recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia é ser feito anual e a partir dos 40 anos”, disse e completou: “de rastreamento é a partir dos 40 anos, mas para pacientes que tem algum risco ou deformação na mama pode ser feito antes”, afirmou.

Para realização do exame, a única contraindicação é o uso de desodorantes antes da realização do exame, para que não seja detectada nenhum tipo de alteração nas proximidades da axila.

A mastologista discorda de alguns profissionais que não recomendam que cirurgias reconstrutoras em pacientes com câncer sejam realizadas no mesmo ato cirúrgico que a retirada da mama. “As técnicas de reconstrução nos permitem imagens mais amplas, dá uma segurança oncológica no cirurgião melhor, é como se a gente conseguisse tirar mais tecido, sem prejudicar a questão estética. Geralmente essas cirurgias tem sido feito por mastologistas capacitados, fazer a reconstrução de imediato tem muitos benefícios”, ressaltou. 

Daniela Oliveira com informações do programa Bom Dia Feira

Tempero do Baiano

Comentários

Leia Mais

TVAgora

Homem é atropelado por ônibus, se levanta e sai andando normalmente

mais vídeos ›