Bom Dia Agora por Dilson Barbosa

Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram
DOLAR R$ 3,261
21 de Novembro de 2017
TODAS AS NOTÍCIAS ›

Cultura
Índios da tribo Cariri Xocó visitam Feira de Santana

21/04/2017 às 08:13:22
Aumentar Fonte Diminuir Fonte
Índios da tribo Cariri Xocó visitam Feira de Santana

No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. Nesta sexta-feira (21), o programa Bom Dia Feira recebeu representantes da tribo Cariri Xocó, do estado de Alagoas, da região próxima à cidade de Porto Real.

A professora Rosa Angélica, que apoia a iniciativa, falou um pouco do trabalho que é desenvolvido com a presença desses índios no município. “Todos os anos eles vem à Feira e faz esse trabalho educativo, mostrando a cultura em escolas. Trabalho que admiro muito, e resolvi, como professora, abracei o projeto para a rede municipal juntamente com a secretária municipal de Educação, Jayanna Ribeiro”, afirmou.

Segundo a educadora, os índios já faziam um trabalho em escolas particulares, porém a iniciativa será ampliada para a rede municipal de ensino. “Antigamente eles faziam apenas na rede particular, como sou professora da rede municipal me interessei em levar eles. Começou pela Escola Mãe dos Humildes, no distrito de Humildes, e outras escolas também se interessaram e estão levando para outras escola”, explicou.

Eroan, um dos índios da tribo, disse que há um período do ano em que as tribos do Nordeste trocam culturas. “Tem um período que a gente sempre te encontra, tem um projeto de um argentino que visitou tribos principalmente do nordeste e vamos esse projeto buscando levar internet para essas tribos”, disse.

O índio destacou que eles são sempre muito bem recebidos na cidade. “Graças a Tupã cada ano que passa estamos mais sendo bem acolhidos na cidade de Feira de Santana. Começamos no ano de 2010, com a professora graça que trabalhava em uma escola particular, ela faleceu, mas continuamos com o projeto”, informou.

Segundo Eroan, itens de artesanato são confeccionados na tribo e trazidos para serem comercializados. “Para que possamos levar alguma renda para a nossa tribo e também para arcar com as despesas aqui na cidade”, ressaltou.

Daniela Oliveira com informações do programa Bom Dia Feira

Comentários

Leia Mais

TVAgora

Com o filho no colo, PM de folga mata dois assaltantes

mais vídeos ›