XVIII Festa do Vaqueiro de Ipuaçu anima o distrito no final de semana

Evento acontece entre sexta e domingo

Instituído como patrimônio imaterial da Bahia, o ofício de vaqueiros está bastante presente na cultura de Feira de Santana e ainda faz parte da rotina das localidades rurais. No próximo final de semana, estes trabalhadores serão homenageados no distrito Governador João Durval Carneiro, conhecido como Ipuaçu, onde será realizada a XVIII Festa do Vaqueiro. O evento acontece entre sexta-feira, 21, e domingo, 23. 
 
A festividade começa na sexta-feira, 21, às 18h, com a procissão da imagem de Nossa Senhora Aparecida, saindo da casa de "Seu Bu", o mais antigo vaqueiro ainda em atividade no distrito, seguindo em direção a igreja, onde será celebrada a Missa do Vaqueiro, às 19h. Logo após a parte religiosa será iniciada a festividade na praça do distrito, às 21h, com shows de Baiá e Seus Teclados e Danilo Almeida.
 
No sábado a festividade começa as 19h, no palco montado na praça principal do distrito, com shows de: Olhar Sereno, Nenho, Tio Barnabé, e Dr. Edy do Forró. No domingo a programação começa logo pela manhã, com a tradicional cavalgada e desfile de vaqueiros, com saída da localidade Pedra da Canoa (Bar do Bim), prevista para as 9h. A dispersação será na saída do distrito. Na oportunidade serão premiados o vaqueiro melhor encourado e o pior trajado. 
 
A programação musical no domingo começa às 12h, com as atrações: Forró com Mel, Paixão Sem Limite, Vaqueirama, 100 Párea, e Marcelo Magalhães. A festividade acontece há 18 anos e faz parte do calendário oficial de festejos do Município. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer garante toda a estrutura da festa, bem como a contratação das atrações. 

Compartilhe

Deixe seu comentário