Nutricionista alerta para os perigos das “dietas da moda”

É comum as pessoas seguirem dietas sem orientação profissional

Seguir uma dieta sem orientação médica é um risco à saúde. O alerta foi feito pela nutricionista Jane Mascarenhas. As chamadas “dietas da moda” podem causar sérios danos e até mesmo podem não surtir efeito.

“É comum a gente sempre ouvir um amigo dizer ou alguém de casa: ‘fulano fez uma dieta e eu estou seguindo a dieta dele’ ou então determinado artista. A gente tem que ter cuidado com as dietas da moda, existe a Dieta da Lua, Dieta Japonesa, Dieta da Água, devemos ter cuidado com este tipo de dieta, até porque temos que ver também a questão da individualidade, cada indivíduo é único e precisamos ter cuidado porque o que serve para você vai ser diferente do que serve para o outro. A gente tem que ter esse cuidado com as dietas da moda”, alertou.

Jane ressalta que as pessoas tentam emagrecer seguindo outras dietas e apenas quando cansam é que procuram orientação adequada de um profissional. “Normalmente quando a pessoa vai para a nutricionista ela já seguiu várias dietas, está cansada do efeito sanfona”, disse.

A nutricionista salienta que não é ruim fazer dieta, mas que se faz necessário mudanças de hábito. “Fazer dieta não é ruim, mas você precisa mudar os seus hábitos alimentares. Não adianta querer seguir a dieta da atriz Deborah Secco, por exemplo, porque ela tem um ritmo de vida diferente do seu”, afirmou.

Fazer um estudo dos seus hábitos e estilo de vida também são importantes para chegar a uma dieta adequada e que se encaixe no seu perfil. A pressa e o não ter tempo de comer direito também são prejudiciais para uma dieta saudável e balanceada, e tem sido um dos fatores que têm levado a população a ficar obesa, segundo a nutricionista.

Compartilhe

Deixe seu comentário