Deputado propõe que parte das emendas parlamentares seja aplicada em benefício de pessoas com defici

Documento foi entregue na manhã desta segunda-feira (4)

Garantir que parte da verba de emendas parlamentares seja aplicada em políticas públicas para pessoas com deficiência foi a proposta encaminhada pelo deputado estadual Angelo Almeida (PSB) à senadora Lídice da Mata (PSB). O deputado, que é também presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos e de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, entregou ofício durante encontro nesta segunda-feira (04).

 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência, sendo que 80% delas estão em países em desenvolvimento como o Brasil. “As emendas parlamentares são verbas direcionadas por deputados federais e senadores ao Orçamento da União que beneficiam diretamente a população. Já que cerca de 24% dos brasileiros tem deficiência auditiva, visual, física ou intelectual – de acordo com o senso de 2010 realizado pelo IBGE –, é justo que um percentual dessa verba seja aplicado em investimentos que promovam a inclusão e qualidade de vida”, afirmou Almeida.

 

Segundo o deputado o objetivo é que a verba seja usada de diversas formas como acesso a tratamentos multifuncionais, aquisição de equipamentos, construção de centros de referências e assistência a familiares. “Nós precisamos capacitar o Brasil como um país igual para todos e para isso é preciso que a pessoa com deficiência encontre na estrutura pública o suporte necessário. Isso é garantir diretos”, ressaltou.

Compartilhe

Deixe seu comentário