Março Lilás chama atenção para o câncer do colo do útero

Mês de conscientização para a importância do exame preventivo

O mês de março é destinado à prevenção ao câncer do colo do útero, que tem grande incidência entre as mulheres brasileiras. A médica mastologista, ginecologista e obstetra, Mariza Queiroz explica a importância de se divulgar o assunto.

“Março Lilás é um mês de conscientização, é uma campanha já bem estabelecida assim como o Outubro Rosa para o câncer de mama e o Novembro Azul para o câncer de próstata. Criaram o Março Lilás que na verdade é uma campanha de prevenção, de conscientização para o câncer do colo do útero”, informou.

 De acordo com a médica, a incidência é a segunda no país entre as mulheres. “O câncer do colo de útero é o segundo em incidência no Brasil, só perdendo para o câncer de mama em frequência, mas é um câncer que tem alta mortalidade, e também é fácil de prevenir, porque o câncer do colo de útero é causado pelo vírus HPV e esse vírus pode ser prevenido”, destacou.

Para a médica, a melhor forma é não entrar em contato com o vírus.  “Melhor método é não entrar em contato com o vírus, isso é de extrema dificuldade pela quantidade de pessoas infectadas, portadoras do vírus, mesmo sem apresentar nenhuma doença. As medidas de prevenção são a vacinação, uso de preservativo e o rastreamento que é feito com o Exame Papanicolau, que é o preventivo ginecológico que detecta no estágio inicial”, afirmou.

Segundo a médica, as lesões variam de grau 1 a 3, e é o nível de gravidade que vai determinar o tratamento.

Compartilhe

Deixe seu comentário