USFs iniciam distribuição de repelentes para grávidas beneficiárias do Bolsa Família

Cerca de 1.690 pessoas devem ser beneficiadas no município

A partir desta sexta-feira, 24, as Unidades de Saúde de Feira de Santana estarão sendo abastecidas com repelentes para grávidas cadastradas no Programa Bolsa Família. O produto protege as gestantes contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, e chinkugunya.
 
Cerca de 1.690 pessoas devem ser beneficiadas no município. Para receber o produto é necessário que a grávida compareça com um documento de identificação com foto (RG) e o cartão do Bolsa Família ao Posto de Saúde que está sendo acompanhada no pré-natal, uma vez ao mês. Será encaminhado mensalmente 2 frascos de repelentes  para cada gestante cadastrada, sendo registrado o recebimento com a assinatura da beneficiária.
 
Conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, o repelente tem a ação de 10h. Após este prazo, cabe a gestante reaplica-lo em todo o corpo. Vale ressaltar, que a medida não é a única forma de prevenção do mosquito, ainda assim é importante que as gestantes adotem medidas simples como roupas de mangas e a eliminação de recipientes que possam acumular água parada transformando-se em criadouros.
 
Durante o primeiro trimestre desse ano, foram notificados 46 casos suspeitos  de Chikungunya, 51 casos de dengue e 28 de Zika.
 
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia, alerta que agora no período de chuvas as pessoas devem redobrar a atenção e o cuidado no enfrentamento ao mosquito. 
 

Compartilhe

Deixe seu comentário