CAUTELA E CALDO DE GALINHA

Fernando Torres assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Fernando Torres ao assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano poderá estar dando um grande passo na sua carreira política, mas ao mesmo tempo em que ele sobe de cotação, se não tiver muito cuidado, o cargo poderá ser um grande "mico" para  a sua carreira. Isto porque, por ser uma Secretaria que gerencia orçamentos milionários, os interesses de empreiteiros e outros são muito grandes e isso poderá ser um problema para o gestor. Por mais bem intencionado que seja, e certamente Fernando Torres o é, isso só não basta.

É preciso muita vigilância porque, afinal, quem decide, quem assina e quem manda pagar é o secretário, no caso Fernando Torres. É comum em engrenagens políticas o secretário muitas vezes subordinar-se a uma liderança política partidária a quem o governo comprometeu-se em oferecer cargos e essa liderança pode exigir do secretário algo que não esteja rigorosamente dentro da lei. Se o secretário vacilar no cumprimento da lei poderá pagar um preço muito alto por não ter dado um sonoro não.

Esse é o risco que corre quem não tem experiência no executivo  e confia demasiadamente em terceiros. "Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém", já dizia o falecido José Falcão da Silva.

Compartilhe

Deixe seu comentário