Falta de foco e concentração? Aprenda como mudar isso!

Não conseguir se concentrar é um problema comum na vida de quase todo mundo, principalmente dos mais criativos e até o melhor dos empreendedores, muitas vezes, pecam na hora de realizar determinada tarefa em função da falta de foco. 

O neurocientista David Rock, autor do livro Your Brain At Work e especialista em liderança empresarial apontam que o nosso cérebro, de um modo geral, se mantem realmente focado em média apenas 6 horas por semana. 

Isso para muitas pessoas não é de todo o mal, aliás, fazer várias coisas ao mesmo tempo muitas vezes é algo ‘necessário’. Porém, estudos comprovam que apesar de a multitarefa ser uma habilidade importante, ela reduz a inteligência do ser-humano, fazendo com que o seu Q.I caia, o que implica na sutil perda de algumas percepções na vida.

Mas o que é foco?

Basicamente, foco é a capacidade de você manter a sua atenção aonde você quiser, por quanto tempo quiser e quando quiser. Dentro dessa ideia, existem três tipos de foco, são eles:

MACROFOCO – Podemos exemplificar o macrofoco em nossa busca ao sucesso. Não é algo para agora ou daqui a pouco, é algo que ocorre em longo prazo. Outro exemplo que podemos citar são as resoluções de ano novo que colocamos como objetivos por aquele longo período que são os 365 dias que virão posteriormente à escolha.

HIPERFOCO – No hiperfoco podemos colocar a busca de conhecimento em determinado assunto de seu interesse, o aprofundamento, a imersão... Em empreendedorismo, por exemplo. É quando você se determina a dominar totalmente um assunto, ou uma atividade como tocar violão...

MICROFOCO – O microfoco é quando você deixa de ser ‘multitarefas’ por um período e se concentra de forma única e exclusiva a uma atividade só durante alguns minutos. Com o microfoco é possível você realizar tarefas com rapidez e qualidade. Além disso, nesse tipo de foco é comum se encontrar prazer na execução da tarefa, uma espécie de satisfação por ter concluído algo de seu interesse.

Exemplificado, agora é hora das dicas de como você aumentar o seu foco e concentração...

Três valiosas dias para aumento de foco e concentração:

  • Respire

Pode parecer simples e bobo, mas parar e se concentrar na própria respiração é uma ótima técnica para você reorientar sua mente, é importante que você faça todos os dias antes de começar suas tarefas, além disso é uma ótima forma de treinar o seu foco e atenção.

  • Treine

A vida é feito de hábitos, devemos tornar a concentração e o foco um hábito na nossa vida, e fazemos isso treinando assim como um músculo. Quando um músculo do seu corpo não é usado, ele atrofia. Apesar do cérebro não ser um músculo, é preciso manter uma atividade constante nos neurônios para que possam ficar afiados. Na dica anterior, quando citamos o ‘treinar o seu foco’ passamos isso de forma literal, parar para se concentrar na sua respiração é um modo de estimular os neurônios em relação ao seu foco, com um tempo isso ajudará você nas outras atividades.

  • Descanse

Já ouviu falar na técnica Pomodoro? Essencial para realizar tarefas com o microfoco, essa técnica se resume em você descansar entre 5 a 10 minutos de cada 25 minutos trabalhados. Quando dizemos descansar, não queremos dizer necessariamente que você deva se sentar pra relaxar, deitar ou algo do tipo. Você pode fazer qualquer coisa que não esteja relacionado ao trabalho, seja tomar um sorvete, caminhar, conversar com alguém ou mesmo se sentar para relaxar, deitar ou algo do tipo, enfim... Qualquer coisa, exceto trabalhar durante esse tempo. 

Caso surja alguma distração durante os 25 minutos de trabalho, anote para não esquecer e resolva durante a sua pausa, não deixe nada atrapalhar o seu pomodoro. Mas lembre-se, o período de descanso é de 5 a 10 minutos, não mais. Se surgir algo muito importante que não possa ser deixado para depois, encerre o ciclo, e quando voltar recomece o Pomodoro. Acredite, essa técnica é tão simples quanto eficaz.

Por fim, queremos destacar que: O maior benefício de conseguir focar é o SUCESSO, pratique!

FACEBOOKINSTAGRAM

Compartilhe nas redes sociais

Comentários