O que é qualidade de vida?

Basicamente considera-se que quem pratica atividade física e se alimenta de forma saudável está escalado na boa qualidade de vida. Mas será apenas isso?

Foto: Reprodução

Nascemos, começamos a crescer e envelhecer. Isso está dentro da vida, que por muitas vezes podemos melhorar ou piorar situações de saúde e emocionais que acontecem nesse intervalo de acordo com as escolhas que colocamos em prática. Basicamente considera-se que quem pratica atividade física e se alimenta de forma saudável está escalado na boa qualidade de vida. Mas será apenas isso?

Primeiro temos que analisar o que é uma alimentação saudável, partindo da afirmação que cada ser humano tem em sí uma informação genética diferente, o que é bom para um pode não ser para o outro. Então nem sempre seguir uma dieta de algumas referências do esporte ou celebridades vai ser benéfico. Para ter uma boa qualidade de vida você precisa conhecer o funcionamento do seu organismo, que muitas vezes não é facilmente compreendido, entrando ai o nutricionista. Esse profissional tem uma possibilidade de analisar dados de exames bioquímicos, sua alimentação rotineira e medidas corporais. As circunferências tem muito a nos dizer, por exemplo, existem dados comprovados estatísticos que afirmam que pessoas com circunferência acima da medida limite, tem grandes chances de ter problemas cardiovasculares.

Por segundo, devemos analisar o gasto energético que estamos produzindo, que deve ser próximo dos valores consumidos na alimentação. O corpo faz um balanço, entradas e saídas. A pratica de exercícios dá movimento ao sistema metabólico, nervoso e endocrino. Com o gasto de energia as células precisam funcionar, é ai que começa a qualidade de vida. Imagine um carro super pontente, mas ele está parado a dois anos, com certeza quando ligar e se ligar, ele não estará como antes, assim também somos nós humanos, a conquista depende de estarmos ativos e praticantes de movimento. Todo cuidado é pouco, cada um tem a sua limitação, não estou dizendo que você deve se tornar um super atleta, tudo deve ser feito dentro da sua capacidade atual, com o tempo a superação vai chegando.

Na natureza temos disponíveis alimentos que podem nos fortalecer cada vez mais. Com a descoberta do fogo conseguimos preparar carnes, grãos e verduras de forma mais segura para nosso organismo, contudo, a maioria dos nutrientes presentes no alimentos reagindo a temperatura começam a diminuir. Precisamos consumir mais alimentos que chamo de vivos, os crus, eles tem mais a nos oferecer quando o quesito é minerais e vitaminas. Lembrar de nos lanches estar sempre consumido frutas é um atalho para melhorar essa proporção em relação aos alimentos que vão ao fogo.

O que temos de sentimentos também contribui muito nessa caminhada. O hormônio endorfina e o neurotransmissor serotonina são controladores da emoção, disso podemos tirar o porquê exercício se torna muitas vezes viciante para muitas pessoas, todos se sentem bem. Existem momentos de preguiça e de descaso com os treinos, mas quando vai, é gratificante. 

Tudo isso para funcionar, precisa da água. Não adianta estar se alimentando bem, praticando atividade física e não estar bebendo a quantidade ideal dessa fonte de vida. Muitas pessoas acabam esquecendo de hora em hora beber, ai quando lembra e se lembrar, quer tirar o atraso todo de vez. Imagine você molhando uma planta, em excesso, se o pote tiver aqueles furos em baixo você vai ver o excesso que ela e a terra não conseguiram absorver, saindo. Também somos assim, temos um limite que o corpo utiliza em um determinado tempo, o excesso sai na forma de urina. Quando ficamos um bom tempo sem hidratar o organismo começa a reduzir as atividades, menos água, menos vida, menos movimento. Uma boa forma de contribuir para um funcionamento legal é sempre andar com a sua garrafinha de água e usando-a.

Qualidade de vida é o bom funcionamento do nosso corpo e mente, que proporciona um envelhecer saudável e feliz!

Que possamos fazer disso uma prática diária! 

Nutricionista, Jayme Assunção | CRN5: 11090/P 


Compartilhe

Comentários